Artigos – Fome: desigualdades e as políticas compensatórias. Maria Leidiana Mendes de Oliveira

14/12/2021

Compartilhe:

RESUMO
Este artigo busca refletir como políticas compensatórias de combate à fome são pensadas e implementadas. Entende-se que o cerne da questão não é, de fato, enfrentando como o problema crônico que ele é. Mexer na estrutura é, por exemplo, fomentar políticas de erradicação da miséria, a geração de renda, proporcionando o acesso aos alimentos, políticas de educação e de saúde. Dado o momento da história em que vivemos, há cada vez mais a necessidade de se discutir o tema da fome. Buscamos tal compreensão a partir de uma perspectiva geográfica, não perdendo de vista o nosso processo de constituição enquanto país, já que a fome é um reflexo latente de uma formação desigual e não enfrentada como uma questão estrutural, na sua essência.
Palavras-chave: Geografia da Fome. Desigualdades. Problemas Estruturais. Políticas Compensatórias.

ABSTRACT
This article seeks to reflect on how compensatory policies to fight hunger are designed and implemented. It is understood that the heart of the matter is not, in fact, faced as the chronic problem which it is. Changing the structure is, as an example, promoting policies to eradicate poverty, income generation by providing access to food, education and health policies. Given the moment in history in which we live, there is an increasing need to discuss the issue of hunger. This understanding is sought from a geographical perspective, not losing sight of our constitution process as a country, since hunger is a latent reflection of an unequal formation and is not faced as a structural issue, in its essence.
Keywords: Geography of Hunger. Inequalities. Structural Problems. Compensatory Policies.

Confira o artigo completo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.