As Histórias de Amor de Mulheres pela Natureza do Brasil

09/01/2024

Compartilhe:

Por Paulina Chamorro

Do topo das árvores da Amazônia brasileira, pelas trilhas secas da caatinga, mergulhando entre corais, decifrando manguezais, protegendo áreas naturais do Brasil, mulheres estão em campo dedicando sua vida para conservar a natureza.

Entender e destacar o papel de grandes conservacionistas do Brasil como forma de inspiração para próximas gerações e de reconhecimento à sua atuação fundamental foi o que levou à criação, em 2019, do projeto multimídia Mulheres na Conservação, junto ao fotógrafo João Marcos Rosa. Agora, a partir deste ano, vamos compartilhar aqui histórias de grandes mulheres que mudaram completamente a conservação de espécies e áreas, dedicando sua vida.

Estamos na Década do Oceano e na Década da Restauração de Ecossistemas. E o oceano e a regeneração são temas e duas grandes motivações da vida que encontramos nas atuações de mulheres pesquisadoras ou gestoras de áreas, e que se encaixam perfeitamente.

Atol das Rocas_RN, 17 de novembro de 2021

Reserva Biologica do Atol das Rocas

FOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO

Os desafios são muitos e dar visibilidade a quem está fazendo a diferença pela natureza do Brasil é o primeiro passo para que estas grandes mulheres sirvam de inspiração para outras.

Foto: João Marco Rosa

#PraCegoVer Imagem retangular e colorida de uma pessoa segurando uma máquina fotográfica à beira mar no canto direito da imagem. Ao fundo, uma grande onda e o céu alaranjado.  

Recentemente a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse: “a mulher tem um papel de alerta. A mulher tem um compromisso visceral com a vida”, e foi isso que vimos nestes quatro anos embrenhados na mata, mergulhando no mar ou atolados nos manguezais, acompanhando algumas destas personagens.

Contar estas histórias pelo prisma feminino nos apresenta que grande parte dos projetos de maior sucesso para a conservação da natureza do Brasil estão na mão e no olhar de mulheres que dedicam a vida pela natureza, pela ciência e o desenvolvimento da conservação no Brasil. O trabalho delas, além dos resultados incontestáveis de recuperação de espécies e geração de conhecimento para a humanidade, também tem transformado as regiões onde desenvolvem suas pesquisas. “Conservação se faz com pessoas”, disse a pesquisadora pernambucana Bárbara Pinheiro, especialista no estudo de impacto de acidificação do mar e o impacto nos corais.

Mãos de Flávia Miranda segurando uma muda de mangue. Delta do Parnaíba. Foto: João Marcos Rosa
#PraCegoVer Imagem retangular e colorida de mãos segurando uma muda de mangue. No punho direito, uma pulseira de couro. O fundo é verde e desfocado

E falar de natureza e sua conservação, e a nossa interconectividade, só pode fazer sentido no Brasil, que lidera o ranking de 17 países megadiversos identificados pela ong Conservação Internacional. Muitas das especialistas que acompanhamos em campo simplesmente começaram do zero com informações, usando apenas a intuição e muito amor, para traduzir para o resto do planeta a linguagem da natureza e que, hoje, esses trabalhos servem de referência global.

Acompanhando o trabalho de algumas delas pudemos ver ao vivo, dentre várias caraterísticas, como funciona a sensibilidade e a persistência para adquirir conhecimento por meio de estudos incessantes, a empatia de poder olhar para o próximo, a curiosidade infinita para buscar respostas e o amor completo para ter um futuro com um planeta mais justo.

Não fossem mulheres incríveis abrindo o caminho em ambientes árduos, talvez a história da conservação de muitas espécies-chave da biodiversidade brasileira seria outra.

Foto: João Marcos Rosa

#PraCegoVer Imagem retangular e colorida de duas mulheres em um barco em alto mar. Enquanto uma parece explicar algo, a outra escuta atentamente e realiza anotações em um caderno

Contar estas histórias pelo prisma feminino nos apresenta que grande parte dos projetos de maior sucesso para a conservação da natureza do Brasil estão na mão e olhar de mulheres que dedicam a vida pela natureza, os bichos, a ciência e o desenvolvimento da conservação no Brasil.

Os desafios são muitos e dar visibilidade a quem está fazendo a diferença pela natureza do Brasil é o primeiro passo para que estas grandes mulheres sirvam de inspiração para outras.

Ao evidenciar o trabalho e a dedicação dessas mulheres esperamos manter viva a inspiração às novas gerações, criando uma espécie de álbum de figurinhas, onde todas as pessoas possam recorrer e se reconhecer como estímulo a seguir trilhando um caminho em comum: a conservação da natureza e o nosso papel nessa história.

Vamos nessa?

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.