Assista ao Sesc Ideias A cidade como organismo vivo: Áreas verdes e espécies vegetais nativas

06/12/2021

Compartilhe:

Aproximadamente 90% das espécies vegetais presentes nos centros urbanos são exóticas, ou seja, são originárias de outras regiões e de outros ecossistemas. A presença destas espécies pode impactar negativamente o acesso a alimento para a fauna local, impedir a multiplicação da flora nativa e causar danos na infraestrutura das cidades. Então, como estimular o uso de espécies nativas nas áreas verdes urbanas? Pensar um planejamento urbano adequado passa por entender as espécies da flora local.  

O uso de espécies nativas diminui o impacto da mancha urbana no território, tornando as cidades mais amigáveis para nós e para as demais espécies que habitam o seu entorno, influenciando diretamente na qualidade de vida da população. 

Conhecer as espécies da sua região também é uma possibilidade de se conectar com a história e com a cultura do lugar, muitas vezes pouco conhecida ou divulgada, e de se sentir pertencente àquele território.  

Estas são algumas questões que o debate “A cidade como organismo vivo” pretende trazer para discutir qual o papel das áreas verdes e das espécies nativas nos ambientes urbanos. 

Participaram desta conversa os especialistas: 

Nik Sabey, paisagista, ambientalista, ativista e plantador de árvores, um dos idealizadores do projeto “Novas Árvores por Aí”, que promove o plantio de árvores nativas na cidade de São Paulo. 

Juliana Gatti, doutoranda em Arquitetura Paisagística e Ecologia Urbana pela Universidade de Lisboa. Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas – ESCAS. Líder Global para os Direitos das Crianças pela World Forum Foundation. Idealizadora do Árvores Vivas, iniciativa que tem como propósito restaurar e promover a conexão de crianças e de toda a sociedade com natureza. 

Anderson Santos, biólogo e botânico. Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, trabalha com pesquisa e ensino de botânica. Realizou mais de 80 expedições pelo Brasil, pesquisando a flora e a relação entre pessoas e natureza. É fundador da Escola de Botânica e apresentador da série de natureza Terra Brasil, em exibição na TV Cultura, Animal Planet e disponível no Amazon Prime Video.  

Mediação:

Carol Costa, jornalista, professora de jardinagem e apresentadora de TV. Seu canal Minhas Plantas, no YouTube, tem mais de 1 milhão de seguidores e seu Instagram é o maior perfil brasileiro de jardinagem. Tem 5 livros sobre o tema, três deles no topo da lista de mais vendidos na área, segundo a Amazon Brasil. É colunista da revista Natureza e da rádio BandNews FM, além de apresentadora da série Plante Você Mesmo, para o Casa GNT.  

Apresentação:

Felipe Gaspari, assistente da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania do Sesc SP, graduado em Agronomia pela Unesp, campus de Botucatu-SP, e mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.