Exercícios para cada trimestre da gravidez

14/05/2021

Compartilhe:

Pensando na promoção de saúde das gestantes, as educadoras Giovana, do Sesc Piracicaba, e Gabriela, do Sesc Bertioga, trouxeram dicas de exercícios que ajudam a fortalecer e preparar o corpo da gestante a cada trimestre, mostrando que grávidas também podem se movimentar.

>>> Importante: sempre que falamos em gestantes, qualquer atividade física deve ser autorizada pelo médico obstetra que a acompanha!

Primeiro Trimestre

Mudanças: adaptação do corpo à nova condição.
Sintomas: cansaço, sono e os famosos enjôos. O ritmo cardíaco e respiratório aumentam.
Indicações: é imprescindível a liberação do obstetra para praticar atividade física!
Exercícios mais indicados: de intensidade leve a moderada, priorizando alongamento, mobilidade e fortalecimento muscular com objetivo de fazer a manutenção da massa magra.
Evitar: exercícios de alta intensidade e/ou com impacto, que aumentem a pressão interna.

Segundo Trimestre

Mudanças: o coração da gestante trabalha duas vezes mais, a barriga já começou a crescer e o peso corporal aumenta. Pico do hormônio RELAXINA – ele relaxa os ligamentos e articulações para prepará-las para o parto.
Indicações: prevenção de dores lombares; exercícios de mobilidade articular e resistência muscular.
Evitar: grande amplitude de movimento devido à Relaxina e exercícios com impacto.

Terceiro Trimestre

Mudanças: o bebê, em crescimento, pressiona e restringe o diafragma, por isso, a gestante respira mais rápido e profundamente. É necessário abrir mais espaço para o bebê se posicionar.
Indicações: trabalhar músculos da pelve e exercícios preparatórios para o parto, como mobilidade de quadril, alongamentos e agachamentos.
Evitar: exercícios com impacto e de alta intensidade.

>> Siga o @esportesescsp para mais dicas dos educadores do Sesc sobre atividades físicas e esportes!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.