Foto: Cia da Não Ficção
Foto: Cia da Não Ficção

Processos criativos de uma cena teatral em expansão

A presença por meio do som e da escuta na cena imersiva

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

R$ 18,00 Credencial Plena
R$ 30,00 Meia entrada
R$ 60,00 Inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 25/4, até o dia 16/5. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 16/05 a 13/06

Quinta

Quintas, 15h às 18h. Exceto dia 30/5.

Foto: Cia da Não Ficção
Foto: Cia da Não Ficção

A revolução tecnológica em curso vem contribuindo para que encontremos outras formas de lidar com o tempo, o espaço, os afetos e as relações interpessoais.

Diante disto, artistas e pesquisadores vêm traçando novas diretrizes a partir do paradigma de uma cultura de presença, que privilegia as percepções às interpretações, a presentificação à representação, o acontecimento ao espetáculo.

O papel da encenação também tem se modificado ao longo do tempo, estando mais próximo da figura do “montador”, pois a performatividade vem nos convocando para a expansão da visão e a manifestação da presença no acontecimento. Nesse contexto, no caso da criação dramatúrgica, é necessário reorganizar os modos de produção e os diálogos necessários à criação coletiva que os processos performativos exigem.

Por isso, através deste curso a CompanhiaDaNãoFicção se propõe discutir a presença por meio do som e da escuta em uma cena imersiva, a partir da desmontagem do espetáculo “Fim de Festa”, que dialoga diretamente com as poéticas da performatividade e da arte relacional como estratégia para criação.

O processo de criação para uma dramaturgia expandida, a encenação para uma obra imersiva e o uso da tecnologia serão debatidos como possibilidade de relação e experiência estética entre espectador e obra, para além das taxonomias teatrais.

Com Beatriz Belintani, artista e pesquisadora em teatro, performance, música e vídeo. Bacharel em Comunicação Social e Marketing (FAAP – 2016) e Técnica em Atuação (SP Escola de Teatro – 2019).

Com Camila Damasceno, doutora em Artes da Cena pela Unicamp, dramaturga pela SP Escola de Teatro e Jornalista graduada pela UFJF/MG.

Com Fabiana Monsalú, doutoranda em Estudos Artísticos Teatrais e Performativos-Universidade de Coimbra. Autora dos Livros “O Corpo Híbrido do Ator” e “Arte Relacional no Brasil: O que se faz- O que se Come”.

Com Renato Navarro, compositor, sound designer e pesquisador das sonoridades da cena. Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP, formado técnico de áudio e sonoplastia. Compõe trilha sonora para teatro, séries e cinema.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.