Semana Move 2022 | Natação, hidroginástica, banho de mar ou de piscina, qual você escolhe? 

31/08/2022

Compartilhe:

Diversas são as razões pelas quais as pessoas buscam as atividades na água. Seja por curiosidade de se exercitar em um ambiente diferente, seja para se divertir ou ainda para ter segurança ao aprender a nadar.  A água proporciona uma sensação refrescante e reduz o incomodo da transpiração excessiva. Este, pode ser um fator importante para as pessoas buscarem essa prática, principalmente nos períodos mais quentes do ano.  

Em se tratando de atividades físicas, podemos citar a hidroginástica e a recreação aquática que são práticas bastante procuradas, pois, promovem momentos de descontração e socialização. Há também pessoas que procuram a hidroginástica por indicação médica já que produz baixo impacto nas articulações e por todos os benefícios que o exercício na água promove.  

Uma dúvida frequente é se as atividades na água são melhores do que outros esportes ou ainda exercícios em academias. Dependendo do objetivo do aluno e da sua pré-disposição à exercícios na água, ou seja, se esse aluno se sentir confortável, os exercícios podem ser equivalentes. Tanto os exercícios na água, no caso a hidroginástica, como os exercícios em academia possibilitam todos os ganhos que uma atividade física bem orientada e bem realizada podem oferecer. 

Uma das diferenças por exemplo é que em aparelhos torna-se mais prático o ajuste de cargas maiores, facilitando a elaboração de um programa de hipertrofia mais intenso, muito embora na água também seja possível ganhos relacionados a fortalecimento e hipertrofia. Por outro lado, os exercícios na água favorecem a dissipação do calor em atividades mais intensas, mantendo uma temperatura corporal mais agradável o que pode ser um ponto positivo para manter a intensidade do exercício por mais tempo. Dessa forma seria interessante se o aluno complementasse uma atividade física com a outra, ampliando dessa forma o seu repertorio de exercícios.  Isso provavelmente iria contribuir para um desenvolvimento mais amplo das capacidades físicas do aluno. 

Agora, se você tem medo de entrar na água ou tem medo de escorregar, por exemplo, ou ainda, se teve outras experiências motoras, são fatores que vão implicar em quando os efeitos dos exercícios na água podem começar a ser sentidos. Com isso, o tempo de aprendizagem depende de uma série de fatores como, se a pessoa já teve vivências anteriores ou se tem algum trauma, entre outros, mas normalmente em poucas aulas o aluno já tem uma boa evolução e aprende a respirar, flutuar, submergir e se deslocar, conseguindo boa autonomia e aprendendo o que chamamos de “nado de sobrevivência”.  A partir de então iniciam-se os exercícios específicos dos nados e de deslocamento com propulsão na água. De uma forma geral as crianças tendem a se desenvolver um pouco mais rápido do que os adultos. 

O importante é que deve respeitar a individualidade e o tempo de aprendizado de cada aluno, levando em consideração os fatores já citados, para que o aluno tenha uma experiência agradável na água que contribua para que, no futuro, ele associe as atividades aquáticas a atividades de prazer e, assim, as insira na sua rotina de atividades físicas. Quanto a possíveis riscos, eles praticamente não existem, pois, o aprendizado é feito por etapas e o profissional vai adequando os exercícios conforme o aluno vai evoluindo, se utilizando da melhor estratégia para o seu desenvolvimento. Para tanto, é necessário que esse aprendizado seja em uma piscina apropriada e com o acompanhamento de um profissional capacitado. 

Benefícios da atividade física na água 

  •  Possibilita execução de vários movimentos que seriam restritos fora da água melhorando a mobilidade e a amplitude de movimentos, favorecendo dessa forma, uma melhor autoestima. 
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória e principalmente a capacidade pulmonar através da pressão exercida pela água. 
  • Facilita a execução de exercícios em intensidades diferentes utilizando a resistência da água, favorecendo dessa forma, o fortalecimento da musculatura com uma menor pressão sobre as articulações, principalmente joelhos e coluna devido a diminuição do impacto dentro da água. 
  • Fortalece os músculos do “core” – que compreendem a região lombar e abdominal, auxiliando na proteção e estabilização da coluna. 
  • Estímula o convívio social, pois possibilita a realização de diversas atividades em grupo, promovendo a integração e sociabilização. Esse estímulo pode proporcionar experiências em diferentes espaços e lugares pois também pode promover autonomia, sentimento de autoconfiança para usufruir do ambiente aquático com segurança.  
  • Auxilia no relaxamento muscular pela pressão hidrostática que a água exerce. 
  • Intensifica a perda de calor se comparado ao ar, estimulando o gasto calórico pois o organismo tende a se ajustar na manutenção da temperatura do corpo reagindo à temperatura da água. 

Por Rogério Moreira, educador do Sesc São Carlos.

Foto: Paulo Henrique de Arruda

* Rogério Moreira é educador físico no Sesc São Paulo há 22 anos anos, onde ele atua nas várias atividades do Programa Sesc de Esporte, como o basquete, a corrida, a ginástica multifuncional, recreação e também nas atividades de piscina, como hidroginástica, práticas aquáticas e natação.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.