Bike-a-thon: Território Centro – A Bicicleta como protagonista da vida urbana

12/08/2021

Compartilhe:

Inicialmente, a bicicleta surgiu como um meio de transporte. Durante a revolução industrial no século XIX, ela se popularizou e alcançou os mais diversos tipos de consumidores e de uso. Do trabalho ao lazer, a famosa magrela revolucionou a sociedade e transformou a cidade.

Nos últimos anos, com o aumento do número de usuários de bike, foi necessário um planejamento de infraestrutura e serviços para uso das bicicletas com segurança e comodidade. A criação de ciclofaixas, bicicletários, estações para o aluguel e/ou empréstimo das magrelas estão entre as ações implementadas.

E essa metamorfose não para: atualmente os fabricantes de bicicletas oferecem inúmeros modelos para pedal, conforme a necessidade e o gosto do interessado: Urbana, Dobrável, Bike Fixa (Fixies), Mountain Bike (MTB), Speed, BMX, Downhill (DH), Reclinada, Bike Trial, Infantil e a Bicileta Elétrica (E-Bikes).

A bicicleta é reconhecida como um excelente transporte diário para pequenas distâncias, pois não emite gases que agravam o efeito estufa e as mudanças climáticas pelo aquecimento global. Além disso, reduz os congestionamentos em grandes centros urbanos.

Pedalar é um excelente exercício físico. Porém, também é fonte de diversão e uma forma diferente – e muito mais atenta – de experimentar a paisagem e o território compartilhado. Portanto, a bicicleta impacta positivamente o ambiente, o corpo e a mente das pessoas.

Com tantos benefícios e atrativos, incentivar o uso da bicicleta no centro da cidade de São Paulo tornou-se um desafio para as seis unidades do Sesc (24 de MaioBom RetiroCarmoConsolaçãoFlorêncio de Abreu e Parque Dom Pedro II) que compartilham esse território urbano.

Nesse contexto, dentro do projeto “Territórios do Comum” do Sesc São Paulo, como forma de promover o uso da bicicleta na região central da cidade, teremos uma maratona de inovação social e criatividade denominada Bike-a-thon: Território Centro.

Idealizada pelo Instituto Aromeiazero e realizada pelo Sesc São Paulo, por meio das unidades 24 de Maio, Bom Retiro, Carmo, Consolação, Florêncio de Abreu e Parque Dom Pedro II, a ação propõe o desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e com impacto social, que utilizem a bicicleta e que tenham o centro da maior metrópole do país como espaço para sua efetivação.

Serão selecionadas dez iniciativas para participar de mentorias com especialistas convidados, que apresentarão temas como “Bicicleta e Impacto Social”, “Gestão de Inovação Social”, “Modelo de Negócio”, “Gestão Financeira” e “Comunicação Digital”. A equipe do Instituto Aromeiazero acompanhará as iniciativas, que terão dois nesses para o desenvolvimento do projeto.

Consulte o regulamento completo da maratona

A inscrição para o Bike-a-thon: Território Centro estará disponível entre 11/8 e 7/9/2021 no seguinte link: https://bit.ly/batsesc2021.

Para marcar o início do projeto as unidades participantes promovem três encontros pelo YouTube:

:: 11/08: Bike-a-thon: Dimensões do Uso da Bicicleta na Cidade – Lançamento do projeto e inscrições. Com Malu Gomes, idealizadora do projeto Bike Literária, e Kamila Gomes Fonseca, gestora na EMEI Profª Edalzir Sampaio Liporoni. Mediação de Cadu Ronca, Diretor de Projetos do Aromeiazero.

:: 18/08: Bike-a-thon: Bicicleta, Mobilidade e Acessibilidade. Com Ricky Ribeiro, fundador do Portal Mobilize, e Daniel Moral, fundador do Bike Tour SP. Mediação de Marcos de Sousa, jornalista especialista em mobilidade urbana.

:: 25/08: Bike-a-thon: Políticas Públicas Relacionadas à Bicicleta na Cidade. Com Renata Falzoni, fundadora do Bike é Legal, e Glaucia Pereira, idealizadora do Multiplicidade Mobilidade Urbana. Mediação de Murilo Casagrande, Diretor de Desenvolvimento Institucional do Aromeiazero. 

A transmissão dos bate-papos é realizada ao vivo nos canais do YouTube do Sesc CarmoSesc Consolação e Sesc Parque Dom Pedro II. Para conferir ou rever os encontros, basta maratonar a playlist Bike-a-thon: Território Centro:

Para ampliar possibilidades de trocas de conhecimentos e práticas entre as pessoas e coletivos envolvidos e interessados no tema, o Sesc São Paulo realiza de 1º a 15 de agosto o projeto Territórios do Comum, ação em rede voltada ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de colaboração entre iniciativas sociais. 

A programação está dividida em dois eixos: mobilização social, que aborda estratégias de desenvolvimento de ações comunitárias voltadas para o bem comum, para a geração de renda, acessibilidade a pessoas com deficiência e sustentabilidade; e tecnologias sociais, que buscam ampliar a inclusão social por meio da utilização de tecnologias digitais e ancestrais, para alcançar a melhoria das condições de vida levando em consideração aspectos sociais, ambientais e culturais do contexto local. 

Para saber mais e acompanhar a programação completa, acesse: sescsp.org.br/territoriosdocomum

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.