Cambuci, fruta brasileira presente na Reserva Sesc Bertioga

29/04/2015

Compartilhe:

Quando pesquisamos sobre a palavra “Cambuci”, muitas coisas diferentes aparecem associadas a esse nome, desde o município no estado do Rio de Janeiro, o distrito de São Paulo e até cachaça. Mas o que tudo isso tem em comum?

Cambuci, que tem o nome científico Campomanesia phaea, é uma fruta nativa da Mata Atlântica. Na época colonial, a fruta era encontrada em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por isso, a fruta acabou emprestando a sua alcunha para nomear cidade e distrito.

Além disso, devido ao seu perfume intenso, adocicado, mas com sabor cítrico, a fruta é utilizada para vários fins alimentícios, entre eles o de curtir destilados.

De acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN), hoje o Cambuci se encontra em estado de vulnerabilidade de existência. O principal motivo é a forma como o bioma Mata Atlântica foi explorado, restando poucas áreas conservadas.

A Reserva Sesc Bertioga conserva essa árvore frutífera em sua área. Com aproximadamente 60 hectares (equivalente a 60 campos de futebol), a reserva possui várias espécies que necessitam de proteção.

Atualmente a Reserva Sesc Bertioga está em processo de reconhecimento como Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN. Mas desde já, a área é cuidada como um patrimônio ambiental.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.