Caminhos para astronomia: um universo de possibilidades

25/06/2022

Compartilhe:

Já parou pra pensar que enquanto olhamos para o céu… tem uma galera lá na estação espacial, olhando pra gente, aqui na terra? Astronautas de diversos países trabalhando em suas missões, os privilegiados em ver o nosso planeta azul de uma janelinha. 

Todo mundo que é fascinado pelo universo gosta de contemplar o céu à noite. Ficar olhando para as estrelas, sabe? E porque não, se imaginando num foguete rumo ao espaço. E muita gente leva isso a sério. A carreira de astronauta, apesar de pouco difundida, é buscada por muitos jovens. 

De acordo com o Ministério da Educação, o Brasil conta hoje com três Universidades que disponibilizam o curso de graduação em astronomia: a (USP) Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Depois de quatro anos de muitos cálculos de Física e Matemática, o estudante estará apto para trabalhar com pesquisas espaciais. Aliás, a rotina desse profissional é voltada a pesquisas. A carreira exige conhecimento multidisciplinar. Para se ter uma ideia, num voo espacial é possível encontrar físicos, engenheiros, microbiologistas, além de pilotos entre outros profissionais da ciência. Diversos conhecimentos reunidos para entender a complexidade do nosso Universo. 

Como já falamos, a profissão é interdisciplinar, o que abre caminhos para quem se interessa pela profissão, mas mora bem longe de São Paulo, Rio de Janeiro ou Sergipe. Significa dizer que uma opção pra quem quer ingressar nessa carreira, é cursar as faculdades de Física, Matemática, Biologia, Geologia, Engenharia Aeroespacial, ou até mesmo a Engenharia Mecânica. A ideia é buscar por uma especialização voltada à astronomia após o término do curso. O mestrado abrirá um leque para a área acadêmica, assim como o doutorado. 

Mas se você é um entusiasta do tema, e quer aprofundar seus conhecimentos sem pretensões de ir para o espaço, saiba que isso também é possível. O Estado de São Paulo oferece algumas opções como o Clube de Astronomia – CASP. Os cursos são gratuitos, com duração de 12 a 16 aulas semestrais, sempre aos sábados, na cidade universitária da USP. O Clube existe há mais de vinte anos, e você pode entrar em contato pelo email contato@astrocasp.com. 

Outra dica é o site Cursa, que oferece cursos de astronomia para iniciantes. É de graça e online, basta se cadastrar no site e ao final você recebe um certificado digital. Os cursos são gravados pela Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. 

Agora, se a ideia é só observar aquela noite cheia de estrelas, a lista de opções é ainda maior. Da uma olhadinha nesse mapa e confere aí as opções! Não tem desculpas pra você não visitar um observatório ou planetário. 

Quem mora em Americana ou nas proximidades, pode apreciar o céu no Observatório Municipal. Lá, o Telescópio Refletor Schmidt estará pronto para receber os visitantes. Os agendamentos são feitos pelo telefone (19) 3408-4800. 

Já a cidade de Amparo conta com o Polo Astronômico, que além de Planetário possui o maior telescópio do Estado de São Paulo. O passeio pode ser agendado pelo telefone (19) 99295-9586. 

Os moradores de Campinas e região contam com o Museu Aberto de Astronomia, que oferece sessões no planetário e observações do céu a olho nu e com telescópio. Os ingressos podem ser comprados pelo site museuabertodeastronomia.com.br. 

A cidade de São Carlos também conta com observatório astronômico, que fica no prédio da USP. Uma curiosidade é que o telescópio de lá é o mesmo que foi usado para ver o cometa Halley em 1996. A entrada é gratuita e não precisa fazer reserva. 

A USP de Valinhos também conta com observatório astronômico. Para olhar o céu de pertinho é de graça, basta agendar a visita pelo telefone (19) 3856 5400. 

Já em Brotas fica a Fundação Centro de Estudos do Universo (CEU), que conta com telescópio para observação além de um planetário digital. Você pode agendar a visita pelo site fundacaoceu.org.br. 

Pra quem é do Vale do Paraíba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conta observatórios astronômicos em São José dos Campos e Cachoeira Paulista. Basta fazer o agendamento pelo telefone (12) 3922-0004. 

Quem é de São José dos Campos também pode observar o Céu no Departamento de Aerovias do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, e não é necessário agendamento. 

O Vale do Paraíba também conta com o Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap. As visitas são gratuitas, é só agendar pelo telefone (12) 3947-1122. 

A capital do Estado também oferece opções para os amantes da astronomia. O planetário do Ibirapuera em São Paulo foi o primeiro do Brasil, e pra conhecer basta garantir seu ingresso pelo site planetario.urbiapass.com.br. 

São Paulo também conta com o Planetário do Carmo, o mais moderno da América do Sul e um dos mais modernos do mundo. É só agendar (11) 2522-4669. 

Aos amantes do Universo a Capital oferece ainda a experiência do Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Você não paga nada pelo passeio, só agendar (11) 5077-6312. 

E aí gostou das dicas? Agora é só escolher um destino e se aventurar pelas estrelas. 


Texto: Pollyana Moda

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.