CARLOS LYRA, 90

28/11/2023

Compartilhe:

Sesc celebra nove décadas de vida de Carlos Lyra, com lançamento de disco e espetáculo com participação de Gilberto Gil e Mônica Salmaso 

Leia a edição de DEZEMBRO/23 da Revista E na íntegra

Carlos Lyra, o “maior melodista do Brasil”, como defendia Tom Jobim (1927-1994), acaba de completar 90 anos. Conhecido por ser um dos fundadores e maiores expoentes da bossa nova, o compositor, cantor e violonista carioca é autor de sucessos como “Coisa mais linda”, “O negócio é amar”, “Identidade”, “Lobo bobo”, “Influência do jazz” e “Primavera”. Para celebrar a vida e a obra de Lyra, o Sesc São Paulo lança, neste mês, o disco Afeto (Selo Sesc, 2023), além de realizar um show comemorativo que reúne grandes amigos do artista no palco do teatro do Sesc Pompeia.  

Idealizado e produzido por Regina Oreiro, o álbum lançado pelo Selo Sesc reúne 14 faixas que propõem um passeio musical pelas diferentes fases do músico, a partir da interpretação de grandes vozes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Edu Lobo, Ney Matogrosso e Mart’nália. Para completar o time de estrelas que celebram o legado do músico, os arranjos do disco foram feitos por João Donato (1934-2023), Marcos Valle, Jaques Morelenbaum, Gilson Peranzzetta e Antonio Adolfo

Fernanda Montenegro, que é contemporânea do “Carlinhos”, como costuma chamar o amigo, foi convidada para saudar o nonagenário no encarte do disco Afeto. Para a atriz, a inspiração de Lyra foi, é e será sempre inesgotável. “Você é um ser encantado. Um criador de sublime raiz herdada de nossa sensibilíssima lírica. E eu agradeço aos deuses e a Deus o milagre de termos em nossas mentes e corações, no melhor dos nossos verdes anos e para sempre, sua criatividade tão plena ao cantar a vida, o amor”, escreveu a atriz.  

Para marcar o lançamento do disco, dias 2 e 3/12, no Sesc Pompeia, quatro amigos de Carlos Lyra sobem ao palco para cantar o legado de afeto construído na longeva trajetória do artista. Com direção e apresentação de Hugo Sukman, o espetáculo reúne Gilberto Gil, Joyce Moreno, Wanda Sá e Mônica Salmaso para executarem sucessos de Lyra compostos nas últimas sete décadas. Em números solo, duetos e encontros inéditos, os cantores são acompanhados pelo quarteto formado por Adriano Souza (piano e direção musical), Jefferson Lescowich (contrabaixo acústico), Marcelo Costa (bateria) e Eduardo Neves (sopros).  

 
Conheça o disco Afeto em sescsp.org.br/selo e saiba mais sobre o show de lançamento em sescsp.org.br/pompeia 

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.