Carroça Catarina: uma intervenção para ampliar o olhar sobre o gerenciamento adequado de resíduos

01/12/2023

Compartilhe:

Uma das maiores questões socioambientais das grandes cidades é o gerenciamento de resíduos, especialmente, em virtude do consumo desenfreado culturalmente praticado pelas sociedades modernas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos direciona de maneira estratégica, as diretrizes mais eficientes para a gestão dos resíduos sólidos em todo o Brasil e tem como objetivos promover a logística circular, valorizar o desenvolvimento socioeconômico na área e estar em consonância com as agendas ambientais no enfrentamento às mudanças climáticas. Entretanto, executá-la é um enorme desafio.

De acordo com a Recicla Vertical, atingimos a marca populacional de 8 bilhões de pessoas habitando simultaneamente o Planeta Terra. No Brasil, entre os anos de 2010 e 2014 houve um aumento populacional de cerca de 6% e, consequentemente, um crescimento de 29% na geração de resíduos sólidos. A produção de resíduos sólidos urbanos em 2015 atingiu aproximadamente 391 kg/hab./ano dos quais cerca de 41,3% possuem uma disposição final inadequada. No entanto, mesmo frente a este contexto alarmante, os programas de coleta seletiva na maioria dos municípios brasileiros se limitam a iniciativas pontuais, insuficientes e com baixa adesão pela sociedade civil. Portanto, torna-se imprescindível a responsabilidade compartilhada de geradores e respectivos consumidores em acordo com a legislação vigente.

Foto: Reprodução

A intervenção “Carroça Catarina” mostra o resultado da ação do artista Rim Chiaradia no Projeto Pimp My Carroça no ano de 2021 sobre o equipamento de trabalho da catadora Anne Caroline. Proposta pela bióloga e embaixadora do Lixo Zero Brasil, Natasha Itai, a exposição tem como principais objetivos a reflexão sobre o consumismo atual, a visibilização e a valorização dos catadores e catadoras de resíduos sólidos enquanto agentes de promoção ambiental e o fornecimento de informações e serviços municipais úteis sobre gerenciamento de resíduos (Coleta Seletiva, Cooperativas de Triagem de Resíduos Recicláveis, PEV, Compostagem, etc) para a população local.

Essa ação busca sensibilizar os frequentadores do Sesc Guarulhos com relação à gestão adequada dos resíduos sólidos, tanto recicláveis, quanto orgânicos. Por meio da arte sobre o volume de resíduos recolhidos principalmente pelos catadores e pelas catadoras, atuando como agentes ambientais ao desviar os resíduos que majoritariamente teriam como finalidade a disposição inadequada em aterros controlados ou lixões. Portanto, esse projeto busca viabilizar através da arte e da educação ambiental, o reconhecimento desses profissionais ainda marginalizados pela sociedade. Durante a exposição, será exposto um QR Code e ao escaneá-lo, o público terá acesso a um conteúdo textual com a principais questões relacionadas a geração, o impacto e a destinação dos resíduos sólidos no Brasil.

Foto: Cherrye Mendes

Paralelamente, a proposta é complementar à instalação “De Onde Vem, Pra Onde Vai” do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Sesc Guarulhos, onde através da exploração e investigações de materiais e conteúdos com curiosidades sobre a cadeia de extração predatória de elementos da natureza para a produção de bens de consumo cotidianos, cedo ou tarde descartáveis, logística reversa e destinação ecologicamente correta (ou não) dos resíduos sólidos,  a exposição não só evidenciará a invisibilização dos catadores e catadoras através da carroça, mas também, aprofundará a discussão sobre o impacto dos resíduos sólidos no contexto socioambiental por meio de mediação educativa e dialógica dos Agentes de Educação Ambiental.  

Todos os bairros de Guarulhos são atendidos pelo serviço de Coleta Seletiva. Consulte o dia e o horário em que seu endereço é comtemplado através do site: www.guarulhos.sp.gov.br/coneta-seletiva.
A Prefeitura de Guarulhos também disponibiliza ECOPONTOS em diversos locais da cidade para descarte de entulho, gesso, solo, sofá, colchão, esquadria, sanitário cerâmico, eletroeletrônicos, madeira, pneu, óleo de cozinha e materiais de Coleta Seletiva (Resíduos Sólidos Recicláveis). Para maiores informações sobre os ECOPONTOS acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto

Natasha Itai é formada em Ciências Biológicas pela UNESP – São Vicente, com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. Desde a sua formação até o presente momento, leciona e gerencia o Projeto Recicla Vertical voltado à gestão de resíduos sólidos. Atualmente, é voluntária do Lixo Zero Guarulhos e do Sea Sheperd Brasil. É embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e líder do World Clean Up Day no Brasil. Além de fazer parte da ONG Gênesis com o Projeto Minuto Mais Consciente voltado a limpezas de praias e rios.


A intervenção Carroça Catarina acontece no Centro de Educação Ambiental Externo.
De 1/12 a 28/01, terça a sexta das 9h às 21h. Sábado e Domingo, das 9h às 17h30.
Exceto dias 24/12 e 31/12.

Texto: Moacyr Turuzawa e Mônica Fontes/Sesc Guarulhos

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.