Cegos também correm

21/12/2018

Compartilhe:

Atividade Como ser Guia de Corridas realizada no Sesc Itaquera | Foto: Thaís Fero

#paratodomundover #audioleitura

Ouça o conteúdo abaixo clicando no player

”Descobri que o esporte era uma forma de me dar mais segurança na minha mobilidade no dia a dia’’
Valdelício Pinheiro

Criado na década de 40, os esportes adaptados surgiram após o retorno de veteranos da Segunda Guerra Mundial, na qual muitas pessoas adquiriram deficiências, havendo a necessidade de reabilitação e inclusão deles na sociedade.

Desde então, várias modalidades foram adaptadas ou criadas para as pessoas com deficiência, no intuito de potencializar a sua autonomia. Atualmente o Brasil possui paratletas de alto rendimento. Na última edição da paralimpíada –  Rio 2016 – o atletismo conquistou cinco medalhas de ouro e seis de prata, tanto nas modalidades femininas quanto masculinas.

Para a prática do atletismo – na modalidade da corrida adaptada para pessoas com deficiência visual – é necessário a participação de um corredor guia, que deve saber acompanhar e alertar sobre o trecho e potenciais barreiras e lógico, correr muito.

Acompanhe nossa entrevista com participantes, cegos e videntes, da oficina para formação de guias de corrida para pessoas com deficiência visual:

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.