Chega de Saudade!

11/03/2022

Compartilhe:

O espetáculo Chega de Saudade!, a mais recente obra teatral da Aquela Cia., chega aos palcos presenciais do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Com direção de Marco André Nunes e texto de Pedro Kosovski, as apresentações acontecem de 19 de março a 24 de abril de 2022.

Para a temporada, a peça volta ao conceito original, antes de ter sido feita em formato audiovisual em 2021. “O trabalho que vai estrear agora no Sesc Consolação retoma a genética desse projeto, como ele foi concebido. O trabalho audiovisual acabou se tornando uma espécie de desvio em função de toda essa situação da pandemia – o que nos possibilitou entrar em contato com uma linguagem que a gente não tinha ainda trabalhado, foi uma experimentação positiva”, conta Pedro Kosovski.

A versão peça-filme estreou durante a Ocupação Mirada, em novembro de 2021 e agora, concomitante a esta temporada presencial, a Aquela Cia. também vai disponibilizar em seu canal de Youtube a versão audiovisual de Chega de Saudade! a partir do dia 19 de março, sob demanda. É uma oportunidade para assistir, num mesmo período, nos dois formatos. Este modo de contar a história, por meio de uma tela, traz três diferentes ambientações e tem elenco diferente do espetáculo que inicia temporada no Sesc Consolação: Andrea Bak, Flávio Bauraqui, Hugo Germano, Matheus Macena, Muato, Ona Silva e Vilma Melo.

No novo trabalho, nos palcos, o grupo retoma (ficcionalmente) personagens, biografias e memórias da Bossa Nova, em uma emergente Rio de Janeiro dos anos 1950 e 1960, somente com atrizes e atores negros. No elenco estão Blackyva, Felipe Oládélè, Hugo Germano, Izac da Hora, Jessica Barbosa, Muato e Polly Marinho.

O uso da fotografia e de materiais de arquivo aponta para a construção histórica de uma sensibilidade cultural e estética de uma nação supostamente inventiva, “cordial” e cosmopolita, hoje, explicitamente marcada por violências e traumas políticos, raciais e sociais.

Re(des)montando a bossa nova

A estrutura da nova versão mantém a da peça-filme: esta obra é dividida em três partes, “Sorriso” “Flor” e “Amor”, nomes que se referem ao segundo álbum de João Gilberto (lançado em 1960) e cujo verso está também na canção “Meditação”. O espetáculo começa com a recriação ficcional de um sarau no apartamento da jovem Nara Leão, nas criações de canções como “Desafinado” (de João Gilberto), “O Barquinho” (de Roberto Menescal) e “Garota de Ipanema” (de Tom Jobim).

Na segunda parte, artistas tentam realizar um documentário que busca ser uma canção de amor um tanto quanto amarga para ser ouvida hoje. E os personagens se questionam como aqueles jovens dos anos 1950 veriam este futuro, tão distante do sonho de Brasil que eles cantaram.

Na parte final, personagens, atrizes, atores, fantasmas e seres vivos em uma descida ao inferno onde se faz escutar o grito: Chega! Chega de saudade! Seria possível sustentar algum lirismo em tempos como os nossos? Qualquer espécie de lirismo que rompa a mudez do horror?

Chega de Saudade! dá continuidade à interface com a linguagem audiovisual iniciada em sua peça-filme, lançando mão de projeções tanto de transmissões ao-vivo da peça quanto de materiais de arquivo como fotografias e matérias de jornais que mostram a construção da cena cultural e estética daquela nação, hoje um tanto distante devido aos traumas políticos, raciais e sociais.

Foto: João Julio Mello

Aquela Cia.

Marco André Nunes e Pedro Kosovski fundaram em 2005 esse núcleo de realização em artes da cena sediado no Rio de Janeiro.  Com ênfase em processos de criação coletiva e na elaboração de uma dramaturgia inédita atravessada pelos conceitos de memória coletiva, fabulação e imaginário social, dentre as suas obras mais recentes destacam-se a “Trilogia Carioca” formada por “Cara de Cavalo” (2012), “Caranguejo Overdrive” (2015), “Guanabara Canibal” (2017). Em 2022, está prevista a estreia da peça teatral “Terra Desce”.

Ficha técnica

Elenco: Blackyva, Felipe Oládélè, Hugo Germano, Izak Dahora, Jessica Barbosa, Muato e Polly Marinho
Direção: Marco André Nunes
Texto: Pedro Kosovski
Colaboração de Texto e Interlocução: Rodrigo de Arruda
Narrações: Polly Marinho e Pedro Kosovski
Direção Musical: Felipe Storino
Cenário: Ciro Shu e Marco André Nunes
Figurino: Fernanda Garcia
Iluminação: Renato Machado
Bateria: Pitee Batelares
Visagismo: Diego Nardes
Preparação vocal: Pedro Lima
Operação de Luz: Juliana Augusta Vieira
Sistema de Vídeo: Júlio Parente
Direção de Movimento: Toni Rodrigues
Assistência de Direção, Fotografia e Operação de Câmera: Diego Avila
Operação de Som: Cecília Lüzs
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Marcia Marques
Design Gráfico: Igor Gouvea
Produção: Corpo Rastreado
Produção Executiva: Thaís Venitt
Agradecimento Especial: Teatro O Tablado
Agradecimentos: Ágatha marinho, Alaíde Costa, Aline Bernardi, Aline Mohamad, Andrea Bak, Betina Tristao, Bruna Guidugli, Bruno Baptista Soares, Cacá Mourthé, Carmen Luz, Carmen Regina, Carol Miranda, Carolina Lavigne, Cezar Migliorin, Chico, Danúzia Dahora, Fernanda Vieira, Flavia Oliveira, Flávio Bauraqui, Gandja Monteiro, Gustavo Lopes, Helena Guidugli, Hilda marinho, Ileia Ferraz, Janaina Lázaro, Jane Victor Baptista, Josanna Vaz, José Carlos Montes, José Soares da Cunha, Lidia Kosovski, Lucia Fernanda, Maceió, Mãe Celina de Xangô, Mãe Marcia Marçal, Manuela Lerena, Maria de Lourdes Baptista, Mariana Sochaczewski, Marinete Lopes, Matheus Macena, Miguel Tristao, Mônica Nunes, Nina da Costa Reis, Nina Malta, Nos do morro, Onna Silva, Pai Fão, Roberto Menescal, Sidney Santiago, Tárik de Sousa, Thaís Loureiro, Vanessa Garcia, Vilma Melo

Serviço

Chega de Saudade!
Com Aquela Cia. de Teatro

De 19/3 a 24/4, exceto 15/4 (sexta-feira santa). Quinta a sábado, às 21h, e domingos e feriado (21/4), às 18h.

Local: Teatro Anchieta
Duração: 90 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia-entrada, de acordo com a legislação vigente)

Compre os ingressos aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.