Choraço: Sesc 24 de Maio celebra Choro com shows, bate-papos e workshops

10/04/2022

Compartilhe:

Para celebrar o Dia Nacional do Choro, que ocorre na data de nascimento de Pixinguinha (23/4), o Sesc 24 de Maio organiza o Choraço, conjunto de programações com shows, oficinas, audições e bate-papos com artistas ligados ao gênero. A programação, que conta com músicos tradicionais (como Izaías e Seus Chorões e Conjunto Época de Ouro) e de novas gerações (como Mateus Aleluia Filho, Roberta Valente e Thiago Delegado), vai de 22 de abril a 20 de maio, com cerca de 20 atrações.

Ingressos para os shows estão à venda em sescsp.org.br/24demaio e nas bilheterias da rede Sesc SP por R$ 40 (inteira) e R$20 (meia/credencial plena). As oficinas e os bate-papos serão gratuitos. Veja aqui a programação completa.

Choro

O gênero surge na música brasileira no final do século 19, como uma manifestação urbana, criada a partir de elementos de dança de salão e de músicas populares portuguesa e africana. Mas diferente de outras sonoridades dessa mesma categoria, como o Samba, por exemplo, o Choro é considerado aquele que mais se aproxima da música erudita, tendo como características o lirismo, a valorização da forma, certa sofisticação de arranjos e o dedicado estudo de instrumentos por parte de compositores.

A identidade do Choro enquanto gênero, no entanto, assumiu diversas novas tendências nas manifestações contemporâneas, com influências de samba, valsa, polca, jazz, refletindo sua característica “tradicional”.

Choraço

Inaugurado em 2020, o projeto Choraço busca oferecer aos públicos um panorama do gênero na atualidade. A curadoria inclui artistas e grupos que fazem referência à história do Choro e seus personagens: as obras de Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, dentre outras figuras essenciais para a música popular brasileira são celebradas a partir de arranjos e interpretações contemporâneas. Paralelamente às apresentações, o projeto inclui atividades formativas que investigam a diversidade estética do Choro, tanto a partir da história, quanto por meio do estudo dos instrumentos e suas possibilidades expressivas.  

Programação

Confira todas as atividades do Choraço aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.