Assista a filmes com exibição gratuita em streaming no Sesc Digital

03/12/2021

Compartilhe:

Até o dia 26 de janeiro a plataforma Sesc Digital recebe um recorte da produção audiovisual independente que não chega ao circuito comercial de exibição durante a Mostra Sesc de Cinema. Neste ano 39 produções sendo 8 longas e 31 curtas-metragens integram a programação do Panorama Paulista, seleção de obras de realizadores do estado de São Paulo que conta com curadoria do CineSesc.

Entre os filmes que chegam à plataforma durante o período da mostra estão ficções e documentários com narrativas atravessadas por questões de identidade de gênero e diversidade sexual, protagonismo feminino, desigualdades sociais, resistências, políticas frente às opressões socioeconômicas e crimes ambientais, entre outros temas. Os desafios para superar as injustiças sociais que foram intensificadas durante a pandemia do Covid-19, assim como a forte presença do digital em tempos de isolamento social, também são abordados em algumas produções, entre elas a animação “Covid-19 Zeitgeist-20, de Eddie Silva, e o curta documental “Boca de Rango”, dirigido por Gustavo Luizon, Pedro Sant e Tárik El Zein.

Outro destaque entre os temas abordados pelos filmes vai para as homenagens a personagens importantes da cultura brasileira como a escritora Adelaide Carraro, que é tema do documentário “Adelaide, Aqui Não Há Segunda Vez Para o Erro”, de Anna Zêpa.

Clássicos do cinema mundial seguem disponíveis na plataforma

Os clássicos do cinema mundial que estrearam na série Cinema #EmCasaComSesc na virada do ano seguem disponíveis para quem ainda não conferiu ou quer rever alguma obra. Do mestre japonês, Akira Kurosawa “Dersu Uzala”, mostra com delicadeza as diferenças culturais entre um explorador do exército russo, resgatado na Sibéria, e um caçador nativo que passa a  lhe servir de guia. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade.

Cena do filme "Dersu Uzala", de Akira Kurosawa.
Cena do filme “Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa. Foto: Divulgação

Dois longas do premiado cineasta Andrei Tarkovsky também seguem em cartaz na plataforma: “A Infância de Ivan”, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1962,  conta a história de um órfão soviético de doze anos que, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalha para o exército como explorador atrás das linhas alemãs e faz amizade com três simpáticos oficiais soviéticos; e “Solaris”, lançado dez anos depois, em 1972, que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, ao contar a história de um psicólogo enviado a uma estação na órbita de um planeta distante para descobrir o que levou sua tripulação à loucura; 

Outro título ainda disponível é o documentário “O Facismo de Todos os Dias”, obra em que o cineasta alemão Mikhail Romm usa imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial para realizar uma profunda e impactante reflexão sobre a ascensão e queda do fascismo e os efeitos do nazismo na sociedade alemã. A Segunda Guerra também é tema do longa “Vá e Veja”, de Elem Klimov,   que conta a história de uma jovem em uma aldeia bielorrussa que, depois de encontrar um fuzil, se une às forças da resistência russa contra os alemães. 

Cinema Em Casa

Lançada em junho de 2020, a programação gratuita de cinema da plataforma Sesc Digital é realizada pelo CineSesc, já exibiu mais de 600 títulos nacionais e estrangeiros, recebeu importantes mostras e festivais, e já ultrapassa 9 milhões de visualizações. A iniciativa de oferecer gratuitamente filmes em streaming reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Em janeiro e fevereiro, convidamos profissionais do cinema para selecionar filmes entre as produções disponíveis na plataforma atualmente como parte da programação Retrô #EmCasaComSesc. Clique aqui para conferir e acompanhar novas indicações a cada semana.

________________________

PARA ASSISTIR:

CinemaEmCasa
sescsp.org.br/cinemaemcasa

CineCubinho
sescsp.org.br/cineclubinho

Mostra Sesc de Cinema
sescsp.org.br/mostrasescdecinema

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.