CIRCOS no Sesc Vila Mariana

13/06/2023

Compartilhe:

A sétima edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, acontece de 16 a 25 de junho de 2023, com uma programação que traz um panorama multifacetado da produção circense contemporânea. Neste ano, serão seis estreias mundiais e quatro nas Américas, em um total de 21 espetáculos, sendo 10 deles internacionais. Intervenções, vivências, oficinas, mesas de discussão, instalação interativa, lançamento de livro e encontro de programadores completam a grade de atividades, que acontecem em 12 unidades da capital e em Guarulhos.

O palco do Teatro Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana, receberá a estreia do festival, com o espetáculo Yé! – Água, da companhia guineense Circus Baobab, que tem como mote a disputa por água, além da violência de gênero, corrupção e desigualdade social. A apresentação traz números acrobáticos coletivos e coreografias inspiradas em danças tradicionais, hip-hop, krump e técnicas de teatro. As sessões acontecem na sexta (16/6), às 20h, no sábado (17/6), às 21h, e no domingo (18/6), às 18h. Ingressos a partir de R$12, disponíveis aqui.

Yé! – Água (foto: Metlili)

No sábado (17/6), o público poderá assistir gratuitamente, em nossa Praça Externa, os artistas do Edukikan – Coração Valente, que se equilibram em pernas de pau a mais de três metros de altura. Os pernaltas montam figuras acrobáticas diversas, adaptando as tradições de equilíbrio do Togo em pernas de pau às técnicas do circo contemporâneo, ao som de ritmos percussivos. Os fundadores da Cia Afuma foram treinados por mestres tradicionais, antes de estudarem as técnicas do circo contemporâneo. No Togo, há uma samambaia que cresce agarrada a troncos de madeira, chamada Afuma, que simboliza os homens que nunca caem. A apresentação será realizada das 16h às 17h.

Edukikan – Coração Valente (foto: Datcha)

Outras atrações gratuitas acontecem neste mesmo fim de semana, como a intervenção Elementos InterComplementares, com Erin Ball e Maxime Beauregad, do Canadá. Sábado (17/6), às 15 e às 19h, e domingo (18/6), às 13h e às 16h, a Praça de Eventos será o palco de uma história de amor queer entre pessoas com deficiências. A concepção do espetáculo, que tem a acessibilidade como cerne, ocorreu em parceria com consultores especializados na dramaturgia para produções protagonizadas por pessoas com deficiência. A proposta questiona quais corpos, historicamente, ficaram de fora de cenas que envolvem risco, como os números aéreos no circo.

Elementos InterComplementares (foto: divulgação)

Nos domingos, 14 e 25 de junho, das 14h às 17h, a coordenação motora será posta à prova de forma lúdica, na Vivência de Malabares e Piões, com a Cia Caravana Tapioca, no hall dos elevadores. O equilíbrio é a prova de fogo das experimentações malabarísticas, por meio da manipulação de objetos como bolinhas, bambolês, piões e pratos de equilíbrio. Já a coordenação motora será testada com a experimentação do pião das brincadeiras populares.

Vivência de Malabares e Piões (foto: Giulia Nina)

A última programação do festival apresentada em nossa unidade será o espetáculo Colibri, do Coletivo Um Café da Manhã, sexta (23/6) e sábado (24/6), às 20h. A leveza dos colibris, pássaros típicos da América Latina e os únicos capazes de voar para a frente e para trás, inspiraram o trabalho, que teve origem em 2020. O objetivo era criar um espetáculo circense em formato de cinema, com números de mastro chinês, força capilar e corda bamba, além de utilizar a técnica da máscara larvária (máscaras com formas simplificadas da figura humana). Para o projeto, o coletivo convidou artistas da Colômbia, do México e do Peru, e o processo de pesquisa foi realizado a distância. Ingressos a partir de R$10, disponíveis aqui.

Colibri – Ronaldo Cahin

Acesse aqui a programação completa do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circos.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.