Clube de Leitura com autores latino-americanos reúne apaixonados por livros

11/04/2023

Compartilhe:

“Leitores hoje são espécies em extinção. Contraditoriamente, a roda teve suas 30 vagas preenchidas em uma semana. Ampliamos para 50”. É o que diz o professor de literatura, Eduardo Araújo Teixeira, curador e mediador do Clube de Leitura do Sesc Osasco. Esse ano, a roda de leitura discute autores latino-americanos e tem reunido apaixonados por livros.  

No primeiro encontro, a sala virtual esteve cheia de gente disposta a conversar e elaborar juntos sobre literatura. “Por ser online, há pessoas de diversos lugares, idades, a maioria fora do meio acadêmico”, explica o professor. Na ocasião, o bate-papo trouxe o livro “Ficções”, de Jorge Luís Borges.  

Em abril, o projeto acontece no dia 25, às 19h, e traz a obra “Bestiário”, que reúne contos de Julio Cortázar, um dos escritores argentinos mais conhecidos no mundo. O autor, inclusive, é considerado a melhor porta de entrada para quem quer começar a ler obras produzidas na América Latina, de acordo com o curador da iniciativa. “Julio Cortázar é a melhor porta, seguido de Gabriel Garcia Márquez (“Cem anos de solidão”, “O amor nos tempos do cólera”) e Jorge Luís Borges”, afirma.  

Embora esses autores clássicos sejam leitura obrigatória, o professor acrescenta: “leiam também as mulheres que hoje escrevem com ferocidade o que há de melhor na literatura contemporânea”. Entre os nomes citados temos Maria Fernanda Ampuero, Mariana Enriquez, Selva Almada, Samantha Schweblin e, entre outras, Alejandra Laurencich. 

Como participar do Clube de Leitura do Sesc Osasco? 

O Clube de Leitura propõe encontros mensais até dezembro deste ano, que acontecem sempre na última terça-feira de cada mês. As inscrições acontecem na primeira semana do mês e podem ser feitas de duas formas: na aba “inscrições” do aplicativo Credencial Sesc SP, disponível na Apple Store e na Google Play Store, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.  

Curadoria e Mediação 

Clube de Leitura
Professor Eduardo Araújo Teixeira, curador e mediador do Clube de Leitura | Foto: Sergio Araújo Teixeira

A curadoria e a mediação dos encontros são de responsabilidade do professor Eduardo Araújo Teixeira. Ele tem doutorado sobre Mia Couto e Guimarães Rosa pela USP e pós-doutorado em literatura marginal e contemporânea pela UFRJ. Sua relação com a literatura latino-americana nasce ainda no ensino médio. “Quando uma colega me apresentou “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, aí a literatura e o realismo fantástico me fisgaram para sempre”, conta. 

A curadoria das obras selecionadas para o Clube de Leitura levou em consideração questões práticas como obras com boas traduções e disponíveis para compra ou em bibliotecas, mas também aspectos de ordem subjetiva. Teixeira buscou “obras capazes de envolver pela linguagem, surpreender pelo enredo, emocionar, sacudir e revelar uma nova perspectiva ao leitor”.  

Na seleção, aparecem livros que apresentam ainda diversidade de países, temas, gênero, cor, etnia e credos. Todos têm pouca extensão para que sejam lidos em um mês.  

Por que autores da América Latina? 

A roda de leitura de autores latino-americanos traz uma viagem por obras produzidas dos anos 1950 em diante, período conhecido pelo “boom da literatura latino-americana”. A produção dessa época é caracterizada por romper e se emancipar em relação do “centro” cultural do mundo e a “periferia” deixa de apenas importar e emular a literatura europeia para mostrar a vitalidade da América Latina.  

Dicas para quem quer começar a ler 

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, as redes sociais e o tempo gasto com streaming e uma enxurrada de informações podem nos distanciar da leitura. Por isso, pedimos ao professor Eduardo Araújo Teixeira algumas dicas para quem quer começar ou mesmo voltar a ler. Veja abaixo: 

  1. Leia o que você gosta 
  1. Comece por narrativas curtas (crônicas, contos) 
  1. Biografias, livros de reflexão sobre história e mundo e poesia podem ser portas de entrada 
  1. Não negue a tecnologia: apps que permitam ebooks no celular, audiobooks 
  1. Frequente boas bibliotecas como as do Sesc 
  1. Leve um livro, sim, pela capa 
  1. Compartilhe o que está lendo nas redes para estimular novos leitores 
  1. Participe do Clube de Leitura do Sesc Osasco 

Clube de Leitura – próximos encontros 

  • Abril – 25/04 
    “Bestiário”, de Júlio Cortázar (argentino) 
  • Maio – 30/05 
    “Crônica de uma morte anunciada”, de Gabriel Garcia Márquez (colombiano) 
  • Junho – 27/06 
    “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo (mexicano) 
  • Julho – 25/06 
    “Tia Júlia e o escrevinhador”, de Mário Vagas Llosa (peruano) 
  • Agosto – 29/08 
    “A literatura nazista na América”, de Roberto Bolaño (chileno) 
  • Setembro – 26/09 
    “Rinha de galos”, de Maria Fernanda Ampuero (equatoriana) 
  • Outubro – 31/10 
    “Contos de Eva Luna”, de Isabel Allende (chilena/peruana) 
  • Novembro – 28/11 
    “Pássaros na boca e Sete casas vazias” (contos reunidos), de Samanta Schweblin (argentina) 
  • Dezembro – 19/12 
    “Cartas para minha mãe”, de Teresa Cardenas (cubana) 
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.