Caixa de chás valoriza história e trabalho de famílias japonesas do Vale do Ribeira

01/04/2024

Compartilhe:

Um produto que conta histórias do Vale do Ribeira, região guardiã da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Uma iniciativa que valoriza modos tradicionais de vida e de trabalho de uma comunidade representativa da região. Uma ação que carrega o valor do trabalho familiar e coletivo. Uma oportunidade para ampliar as conexões com comunidades do território e de visibilizar e reconhecer a importância de seus fazeres coletivos e tradicionais.

São diversos os significados embutidos na Caixa de Chás que o Sesc São Paulo apresenta ao público. O produto estará disponível em 34 Lojas Sesc espalhadas pelo estado.*

A caixa traz o chá (verde e preto) artesanal, orgânico e agroflorestal cultivado no Sítio Shimada (Registro) e no Sítio Yamamaru (Registro/Sete Barras), geridos por duas tradicionais famílias de descendentes de imigrantes japoneses da região do Vale do Ribeira/SP. São chás colhidos manualmente e processados artesanalmente nos próprios sítios; no caso dos Shimada, com cultivo orgânico, e dos Yamamaru, em sistema agroflorestal.

O produto conta também com um livreto com pesquisa e texto da jornalista Isabelle Moreira Lima, editora-executiva da Gama Revista, contando a história do chá no Brasil e no Vale do Ribeira, a relação do cultivo com a cultura japonesa, a história das famílias produtoras, a importância do terroir do chá de Registro, além de orientações sobre o preparo do chá, a harmonização com outros alimentos e os usos culinários do chá.

Compõem também o livreto seis receitas com chá – doces e salgadas – especialmente criadas pelas chefs Telma Shiraishi, representante oficial da gastronomia japonesa no Brasil, e Vivianne Wakuda, reconhecida por seu trabalho em confeitaria de São Paulo; as fotografias são de Filipe Redondo (SP), realçando as pessoas, os ambientes, os utensílios e as paisagens que envolvem a cultura do chá; e as ilustrações de Carla Takushi, designer da cidade de Registro, que fazem referências às tradições e à cultura japonesa, à história do chá e ao modo artesanal de colheita e beneficiamento do produto.

O novo produto está relacionado com o trabalho de Valorização Social desenvolvido pelo Sesc São PAulo. A área realiza ações educativas que fortalecem a inclusão produtiva, com possibilidades de geração de renda para grupos e pessoas e com base em valores de solidariedade, sustentabilidade, diversidade e participação coletiva.

A unidade de Registro abraçou a proposta de apresentar um produto do Vale do Ribeira que tivesse conexão com as ações de valorização de trabalhos e ofícios representativos de modos de vida tradicionais da região. Em função da articulação com o território, do trabalho e do diálogo com os diversos povos tradicionais, como quilombolas, indígenas, caiçaras e com a comunidade japonesa da região, a unidade teve a oportunidade de apresentar o chá do Vale do Ribeira como o item que inaugura esta nova série das Lojas Sesc.

Com a Caixa de Chás, o Sesc São Paulo traz à tona e reconhece o valor do trabalho, da tradição e da cultura que marcam a trajetória dessas famílias japonesas pioneiras.

Assista ao vídeo e acompanhe a experiência cultural da colheita do chá:

  • Produto disponível a partir de 13 abril no Sesc Registro e 25 de abril no Sesc Av. Paulista. Em breve, nas Lojas Sesc do estado de São Paulo, exceto nas unidades Birigui, Campo Limpo, Catanduva, São Caetano, Osasco e Presidente Prudente.

Estoque sujeito à disponibilidade.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.