Como conciliar a rotina num século em que o tempo se tornou privilégio?

01/05/2023

Compartilhe:

Numa época em que a velocidade atravessa a rotina, como a sociedade vem experimentando o tempo?

Por Maria Júlia Lledó

Leia a edição de maio/23 da Revista E na íntegra

Com pressa, o Coelho Branco de olhos cor-de-rosa tirou um relógio do bolso do colete e disse: “Ai, ai, ai! Vou chegar atrasado demais”. Alice, espantada por nunca ter visto um coelho falante e vestido, saiu em disparada e o seguiu até sua toca, de onde começaria uma fantástica viagem rumo ao País das Maravilhas.

Publicada em 1865, a obra Aventuras de Alice no País das Maravilhas, uma das histórias mais importantes da literatura mundial, foi fruto da imaginação do escritor e matemático Lewis Carroll (1832-1898), mas também de suas indagações sobre a relatividade temporal. O Coelho Branco pode simbolizar, por meio de sua obsessão pelo tempo, a angústia causada pela brevidade da experiência humana.

Afinal, na época em que a história foi escrita, os dias passaram a ser contados pelos ponteiros do relógio, e não mais pelo nascer e pôr do sol. Foi a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século 18, que a vida foi compartimentada em horas, minutos e segundos, entre “tempo de trabalho” e “tempo livre”. Assim como Alice, a humanidade caiu na toca do Coelho Branco e começou a correr atrás do tempo.  

SE TUDO É PARA ONTEM, PERDEMOS O SENSO

DE HIERARQUIA DO TEMPO – O QUE É MESMO

IMPORTANTE E O QUE PODE FICAR PARA DEPOIS

Luís Mauro Sá Martino, cientista social

Desde então, a sociedade sonha com a dilatação das 24 horas do dia para conciliar o rendimento no trabalho com momentos de lazer com família e amigos,  fazer atividade física, ler um livro ou simplesmente ficar de pernas para o ar. Num século em que o tempo se tornou privilégio, a consequência dessa “falta de tempo” vem provocando quadros de ansiedade, depressão e outros sofrimentos psíquicos. De acordo com o mais recente mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população mais ansiosa do mundo.

“Precisamos ter em mente que questões de saúde mental estão estreitamente relacionadas aos modos de vida, ao quadro cultural do país e como está organizada a vida social. Então, eu colocaria a questão do tempo na perspectiva desse arranjo social, político e econômico neoliberal, que leva a uma mobilização integral da nossa vida para o trabalho”, aponta o professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Rodrigues Teixeira, que coordena a diretoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da instituição.

Autor do livro Sem tempo para nada – como tudo ficou acelerado, por que estamos cansados e as alternativas realistas para mudar (Vozes, 2022), o cientista social Luís Mauro Sá Martino endossa esse diagnóstico. “Como sociedade, podemos nos perguntar o quanto esse ritmo acelerado está nos fazendo bem, sobretudo a longo prazo. Você pode tentar levar uma vida adequada à sua saúde e bem-estar, mas como fazer isso se tudo ao seu lado está em um ritmo rápido e contínuo? Algumas pessoas talvez possam ver uma mensagem de trabalho e pensar: ‘Ok, eu respondo no meu tempo’. Para outras, resta entrar nesse circuito de aceleração no qual tudo é para ontem”, alerta. Como resultado, complementa Martino, “se tudo é para ontem, perdemos o senso de hierarquia do tempo – o que é mesmo importante e o que pode ficar para depois”.

A ficha caiu

Em sua aventura pelo País das Maravilhas, Alice chega à casa da Lebre de Março, e senta-se, a contragosto, à mesa com a anfitriã e o Chapeleiro para tomar um chá. Entediada com a conversa sem pé nem cabeça dos dois, pergunta: “Acho que vocês poderiam fazer coisa melhor com o tempo”. E, então, o Chapeleiro retruca: “Se você conhecesse o Tempo tão bem quanto eu, falaria dele com mais respeito”. No caso da jornalista e educadora Michelle Prazeres, esse respeito veio com a maternidade. Até então, vivia ao ritmo 24 por 7 – abreviação de “24 horas por dia, 7 dias por semana”, que denota algo em funcionamento sem interrupção. 

Durante a gestação do filho mais velho, em 2010, Michelle reavaliou a “relação tempo-trabalho-condição feminina-condição de mãe”, como ela descreve. O saldo de horas parecia estar sempre negativo. Foi aí que a jornalista criou um blog sobre empreendedorismo materno, mas o projeto teve de ser interrompido. Cinco anos depois, os mesmos questionamentos deram origem a um guia chamado Desacelera São Paulo, no qual ela reuniu pessoas, projetos, iniciativas e lugares que compartilham valores do Movimento Slow, que despontou na década de 1960, inicialmente, com o movimento Slow Food, em reação à alimentação industrializada (fast food). Entre esses valores estão: consumo consciente, valorização de pequenos produtores e do tempo livre na infância.

PASSOU CORRENDO O TAL COELHO,

PARECIA PREOCUPADO,

OLHAVA PARA O RELÓGIO

NO CINTURÃO AMARRADO,

DIZENDO: _ PERDI A HORA!

O QUE VOU FAZER AGORA?

ESTOU DE NOVO ATRASADO!

(…)

ELA AINDA OUVIA A VOZ

DO COELHO ENGRAVATADO

REPETINDO SEM PARAR:

_ OH CÉUS! ESTOU ATRASADO!

QUEM DO RELÓGIO DEPENDE

SUA LIBERDADE VENDE,

POIS ASSIM DIZ O DITADO!


(Trecho do livro Alice no País das Maravilhas em cordel, de João Gomes
de Sá, com ilustrações de Marcos Garutti, lançado pela editora Nova
Alexandria, em 2010, e inspirado pela obra original de Lewis Carroll)

Da reunião das iniciativas desse guia, nasceu o Dia Sem Pressa, inédito festival da cultura slow no Brasil, cuja primeira edição – São Paulo precisa de uma pausa – aconteceu em 2018, com o objetivo de mostrar que é possível desacelerar nas grandes cidades quando se criam espaços de convivência e novas experiências. A partir daí, formou-se a Rede Desacelera São Paulo, que hoje engloba o guia, o festival e a Escola do Tempo, voltada para palestras, cursos e formações em organizações e empresas.

Desde então, a jornalista, educadora e fundadora do Desacelera São Paulo trabalha para que uma consciência temporal faça parte da vida de outros moradores da cidade. “Gosto muito de uma frase de Antonio Candido: ‘O tempo é o tecido da vida’. A gente é o tempo, a gente não usa o tempo. Uma vez que você entra em contato com essas reflexões, você estará apto a fazer melhores escolhas. A minha luta hoje é para que essas escolhas sejam de todos, e é importante lembrar que num país tão desigual como o nosso, a experiência temporal também é marcada pela desigualdade. Por isso, o Desacelera é uma iniciativa que busca o que lá fora estão chamando de wellness equity, quer dizer: equidade de direito ao bem-estar”, explica.

Realizado a partir de parcerias e de uma rede de voluntários, a sexta edição do Dia Sem Pressa deve acontecer em setembro. “Este ano, queremos dar ao evento o tom que o movimento ganhou no pós-pandemia, que é Do bem-estar ao bem-viver, porque queremos construir essa ponte entre o movimento que pensa o bem-estar e a saúde mental para os indivíduos, e o movimento que pensa o bem-estar e a saúde mental como política”, acrescenta Michelle.   

Tempo ao tempo

O dia pareceu estender-se quando a pandemia forçou grande parte da população a permanecer em casa e evitar o convívio social. Aqueles que puderam restringir-se ao espaço doméstico tiveram que reinventar uma rotina, que passou a ser ditada pelo ritmo do trabalho remoto, das aulas virtuais, do lazer e das relações por meio de telas. A saúde mental, que já era uma preocupação global, foi agravada. Estudiosos voltaram-se à reflexão sobre o lugar da cultura na produção de saúde. Coordenada pelo médico Ricardo Rodrigues Teixeira, em 2021, a pesquisa A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia: o lugar da cultura mostrou que o grupo de respondentes que disse ter usufruído do tempo livre na rotina foi aquele que apresentou melhores indicadores de saúde mental. Entre as atividades realizadas fora do tempo de trabalho, que mais contribuíram para a qualidade da saúde mental, estavam: assistir a filmes, ouvir música, ler, participar de cursos online e cozinhar, nessa ordem. 

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE NUM PAÍS

TÃO DESIGUAL A EXPERIÊNCIA TEMPORAL

TAMBÉM É MARCADA PELA DESIGUALDADE

Michelle Prazeres, fundadora do Desacelera São Paulo

É PRECISO REAVALIAR UMA ROTINA, SE NELA

NÃO SOBRA TEMPO PARA UMA ATIVIDADE

FÍSICA, PARA O LAZER, PARA O CUIDADO DE

SI E O CONVÍVIO COM OUTRAS PESSOAS

Ricardo Rodrigues Teixeira, professor do
Departamento de Medicina Preventiva da USP

Hoje, esse estudo, que é fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP mostra, segundo Teixeira, que a saúde mental está diretamente relacionada à forma como as pessoas lidam com o tempo, “algo que, para mim, é sinônimo de vida”, diz o pesquisador. Ou seja, “é preciso reavaliar uma rotina, se nela não sobra tempo para uma atividade física, para o lazer, para o cuidado de si e o convívio com outras pessoas”, ressalta Teixeira. Para o cientista social Luís Mauro Sá Martino, questionar a naturalização de crenças como “a vida é corrida mesmo” e a glamourização do excesso de atividades é outro caminho para pisarmos no freio dessa lógica. “Primeiro, como você usa seu tempo? Saber disso ajuda a pensar como dirigir melhor as horas, poucas, talvez, que você tem. Segundo, lembrar que o tempo não é só quantidade, é qualidade: você pode definir a importância de cada momento e restaurar a hierarquia do tempo – se você só tem uma hora livre por dia, como vai usá-la? Acessando redes sociais? Brincando com seu filho? Falando com alguém de quem você gosta? Terceiro, respeitar os ritmos do corpo, porque um dia ele manda a conta, e geralmente é alta”, arremata.

Qualidade de vida

Ações do Sesc aproximam público de iniciativas que promovem saúde e bem-estar 

Falar em saúde é falar de cuidados em todos os aspectos da vida, em todas as idades, esferas sociais e relações. A programação do Sesc São Paulo foca nessa dimensão em ações que integram o programa de Saúde. Além das atividades permanentes, neste ano o projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, realizado em abril, trouxe para sua sexta edição reflexões sobre a qualidade de vida no cotidiano do indivíduo e suas interfaces com a sociedade e o trabalho.

No Sesc Carmo, o ciclo de encontros As medicinas Tupi-Guarani: das ervas ao canto, com Luã Apyká, da comunidade Tabaçu Reko Ypy (Peruibe-SP), fez parte da programação do projeto Inspira. Evelson de Freitas
No Sesc Carmo, o ciclo de encontros As medicinas Tupi-Guarani: das ervas ao canto, com Luã Apyká, da comunidade Tabaçu Reko Ypy (Peruibe-SP), fez parte da programação do projeto Inspira. Evelson de Freitas

“O objetivo foi colocar em pauta temas como a saúde das populações negra e indígena, o esgotamento mental de docentes, a gestão do tempo, o aprisionamento das ferramentas digitais, ou seja, como as redes sociais e aplicativos podem nos distanciar das relações pessoais, do lazer, do afeto e principalmente do autocuidado. Diante disso, o projeto Inspira promoveu encontros que auxiliaram o público na busca de uma melhora da qualidade de vida e bem-estar, além do equilíbrio nas ações do cotidiano”, explica Fernando Oliveira, assistente técnico da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc São Paulo.

Confira alguns destaques da programação de Saúde do Sesc São Paulo neste mês:

CARMO

Clareira 

Instalação de Rodrigo Bueno, do ateliê Mata Adentro, que propõe um espaço de refúgio verde com água, vegetação, madeira e pedra, na busca pela reconexão sensorial com a natureza.

De 1º de maio  a 1º/6, segunda a sexta, das 10h às 19h. GRÁTIS.

PIRACICABA

Seres radiais com Ramon Saci

A psicanálise se encontra com a arte neste espaço de troca e circulação de palavras e afetos. Conduzida pelos psicanalistas Patrícia Olandini e Pedro Henrique Choairy, a atividade é ativada por meio da contemplação e reflexão sobre obras de arte apresentadas aos participantes.

Dia 4/5, quinta, das 19h às 22h. GRÁTIS.

REGISTRO

Vivência de Qi Gong, respiração e automassagem

O terapeuta holístico Mauricio Yajima convida o público a  experimentar exercícios de Qi Gong, que auxiliam na concentração, relaxam o corpo e fortalecem a energia.

De 7 a 28/5, domingos, das 10h às 11h. GRÁTIS.

A EDIÇÃO DE MAIO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de MAIO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Leia na íntegra e edição de maio/23 da Revista E, publicação mensal do Sesc São Paulo.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.