CONFLUÊNCIAS CULTURAIS | Dia Mundial do Refugiado

31/05/2023

Compartilhe:

Ação realizada pelo Sesc São Paulo sensibiliza para a temática do refúgio, com atividades nas áreas de teatro, dança, música e alimentação

Leia a edição de junho/23 da Revista E na íntegra

Com o objetivo de criar espaços de reflexão sobre questões que envolvem a situação do refúgio pelo mundo e chamar a atenção para a migração como um direito humano, o Sesc São Paulo realiza, neste mês, a ação Culturas em Trânsito. A programação ocorre no contexto da celebração ao Dia Mundial do Refugiado (20/6) e busca trazer o protagonismo das pessoas que vivenciam condições de deslocamento forçado, compartilhando saberes, histórias e valores a partir da representatividade de cada uma.

Com o tema Protagonismo sem fronteiras, a edição deste ano contempla bate-papos e apresentações de teatro, dança e música, além de feiras e atividades na área da alimentação, nas unidades da capital, interior e litoral, durante todo o mês de junho. As ações buscam criar espaços de fala que tragam reflexões sobre identidades, trajetórias, direitos e dignidade humana.

“Queremos transitar entre as culturas e permitir intercâmbios; que o deslocamento também seja pelo movimentar de saberes diversos trazidos por migrantes e refugiados. Criar, portanto, espaços para que essas pessoas possam se manifestar por suas próprias falas e ações, por meio de suas identidades, trajetórias e expressões artísticas”, afirma João Doescher, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação, o curso Refúgios Humanos para Profissionais da Saúde abrange encontros formativos em que serão compartilhadas experiências, pesquisas e saberes com pessoas em situação de refúgio e migrantes internacionais que deixaram seus países em razão da violação dos direitos humanos. O curso será realizado de 5 a 29/6, no Sesc Carmo, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde Sé, órgão da Prefeitura de São Paulo. No dia 24/6, o Sesc Bom Retiro apresenta Musisa e Luendo, performance inédita que conta com a participação de artistas africanos. E no dia 3/6, o Sesc Interlagos recebe o coral infantil Coração Jolie, projeto da organização não governamental I Know my Rights (IKMR), que reúne crianças de diferentes nacionalidades, cantando músicas brasileiras, tendo o refúgio como tema.

Confira a programação completa.

A EDIÇÃO DE JUNHO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JUNHO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.