Conheça a programação do Sesc na Semana da Criança

08/10/2021

Compartilhe:

No dia 12 de outubro é celebrado em todo país o Dia das Crianças. Entretanto, para além da efeméride, o Sesc entende que é fundamental ressaltar a importância de que o brincar precisa fazer parte de todo o período da infância de uma criança, inclusive em momentos conturbados como o que vivemos, de pandemia.

Diante disso, de 9 a 17 de outubro acontece o Sesc na Semana da Criança, com atividades on-line e gratuitas para crianças de até 12 anos e seus responsáveis, nas redes digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades

No feriado do dia 12, às 15h, a Cia. Trucks apresenta o espetáculo teatral infantil Isso é coisa de Criança, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, pelo Crianças #EmCasaComSesc. A apresentação acontece diretamente do palco do teatro do Sesc Santo Amaro.

Já no dia 14, também pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, às 16h, na série Ideias #EmCasaComSesc, acontece o bate-papo ao vivo O que as crianças têm a nos dizer – aprendizados nos últimos tempos, com a participação de Fernando Gomes (Júlio da série infantil Cocoricó, produzida pela TV Cultura), e com as crianças do Programa Curumim do Sesc Santos e do Sesc Guarulhos, que falam sobre suas experiências e aprendizados nestes últimos tempos. A mediação é da educadora Jussara Justino do Sesc Araraquara e do educador Dimas Alexandre Stecca do Sesc Guarulhos.

Veja outros destaques da programação:

oficina

Cápsulas de informação

Em uma série de publicações nas redes sociais são disponibilizadas ao público informações pertinentes ao universo das crianças e de seus adultos de referência. As ilustrações de Carla Takushi e o texto produzido pela equipe de educadores do Sesc Registro trazem para o debate o tema Publicidade e consumo infantil.

10/10, domingo, das 14h às 15h
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
Facebook e Instagram do Sesc Registro


oficina

Ateliê da floresta

Este conjunto de vídeos tutoriais pretende inspirar o processo criativo e autônomo de profissionais da educação, cuidadores e pessoas interessadas em experiências com elementos naturais, que possam ser realizadas com bebês e crianças, em um processo de contato com a natureza externa e interna. São 4 vídeos a partir dos temas: Produção de mandalas, Produção de giz de cera de abelha, Carimbos naturais e Impressão botânica com cozimento. Com Mariana Benchimol.

10/10, domingo, das 10h às 11h
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
Facebook | Instagram | YouTube do Sesc São Caetano

turismo

Um café e um dedo de prosa sobre turismo e cultura local

Série de seis vídeos que convida a viajar pelas cidades de São Carlos, Torrinha e São João da Boa Vista, por meio de um passeio virtual, e a embarcar numa conversa sobre a história e a produção cafeeira nessas regiões no passado e presente, sobre diferentes tipos e sabores de café e sobre como o turismo pode contribuir para a valorização da cultura local.

10/10, 24/10, 7/11, 21/11, 28/11, domingos, das 11h às 12h
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
Facebook e YouTube do Sesc São Carlos 

oficina

Música de brincar

Brincadeiras musicadas, que integrem corpo/movimento, canto e instrumentos domésticos como matéria-prima.

12/10, terça, das 15h às 16h30
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
Atividade on-line – Sesc Pinheiros – Plataforma Zoom – clique aqui para fazer sua inscrição

oficina

Malabarismo em Família


Foto: Rogério De Marchi

Aproximando o mundo circense do público interessado, a Cia Suno desenvolve divertidos jogos de malabarismo com claves e aros e ensina malabarear com objetos de casa, como meias, laranjas, jornais, sacolas e vassouras. A proposta é mostrar aos participantes que no universo do circo todos os corpos e todas as idades têm espaço.

12/10, terça, das 14h às 15h
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
Facebook do Sesc Osasco 

espetáculo

Os Caminhos de Laia

Laia se perde de seu cão e percorre ruas e praças buscando-o. No caminho, encontra diversas personagens marionetes pela cidade. Com a Cia. Tu Mateixa Marionetes

12/10, terça, das 16h30 às 17h30
Indicado para responsáveis e crianças de todas as idades
YouTube do Sesc Santo André

vivência

Manhãs de Meditação

Neste mês, o Manhãs de Meditação do Sesc Sorocaba traz o tema da presença consciente no momento de alimentação. A professora de yoga, Nicole Fontes Lima, vai apresentar como a calma e a atenção desde a escolha do alimento até o mastigar podem promover benefícios físicos e emocionais diversos. A proposta é refletir e experimentar essa prática meditativa, que qualifica a relação existente entre nós e os alimentos.

14 a 31/10, quintas e domingos, das 10h às 11h. Exceto dia 24/10
Indicado para responsáveis e crianças a partir de 12 anos
Instagram do Sesc Sorocaba

demonstração

Mosaico – Luz, sombra e ação

A luz natural que entra pela janela da nossa casa não precisa ser sempre a mesma! Neste vídeo, veremos propostas de como transformar essa iluminação em brinquedo, formando diferentes mosaicos com papel celofane, luz, sombra e ação. Com Sheila Sodré.

15/10, sexta, das 11h às 12h
Indicado para responsáveis e crianças de até 10 anos
Facebook e Instagram do Sesc Parque Dom Pedro II 

oficina

Experiência rural gastronômica

Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. O Sesc Interlagos trará um passeio virtual com uma experiência rural gastronômica. Com Paulo e Rosana Rezende, Anderson Silva e Thiago Ventura.

16/10, sábado, das 11h às 12h
Indicado para responsáveis e crianças a partir de 10 anos
Facebook do Sesc Interlagos

exibição

Outros Mundos Possíveis – Edição Especial Curumim

Para celebrar o Dia das Crianças, neste episódio especial da série “Outros Mundos Possíveis”, a educadora Ana Cláudia Borges e o educador Alexandre Rosa conversam com Fernanda Fernandes de Oliveira (10 anos), Manuela Rodrigues Chã (10 anos), Matheus Silva Bazzo (11 anos) e Miguel Russo Manrique (10 anos), crianças participantes do programa de educação não formal Curumim do Sesc Bom Retiro, sobre o que elas pensam sobre o mundo em que vivemos e o que sonham para o futuro.

17/10, Domingo, 16h
FacebookInstagram e YouTube do Sesc Bom Retiro


Acompanhe a programação com a hashtag #SescnaSemanadaCriança

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.