Criação e cidadania: o poder inspirador dos artesãos

12/03/2024

Compartilhe:

De 16 a 24 de março, o Sesc São Paulo realiza o projeto Nós: Criação, Trabalho e Cidadania, nas unidades de todo o Estado. São mais de 50 atividades, todas voltadas para o fortalecimento das relações comunitárias e a valorização do trabalho coletivo.

No Sesc Santana, o projeto Nós celebra a arte, a cidadania e fortalece os laços comunitários ao promover um diálogo construtivo sobre o papel do artesanato na formação de um futuro mais sustentável e inclusivo, um grande catalisador de transformações positivas.

Sob o tema central “Fomento e Fortalecimento de Redes Locais”, a programação deste ano mergulha profundamente na essência do artesanato e do artesão. Mais do que apenas uma forma de subsistência, o artesanato é reconhecido como uma expressão cultural rica e diversificada, enraizada na história e nas tradições de cada comunidade. Os bate-papos e encontros vão destacar o seu papel como um agente de preservação ambiental, através do uso de materiais reciclados e técnicas sustentáveis de produção. Além de abordar temas como a economia local, que também é impactada por esses artistas que geram renda para si, mas também com o turismo cultural que ele atrai para a região.

Confira a programação e participe:

Mesa de abertura: CRIAÇÃO
Com Claudinei Roberto Nanzi e Estevão Guida e mediação de Cleide Toledo

Esta mesa tratará sobre valorização das técnicas, do fazer e do saber do artesão, da importância da base conceitual do artesanato brasileiro e as regras que regulam a profissão.

Claudinei Roberto Nanzi é artesão e trabalha com técnica em modelagem, utiliza garrafas Pet e atua na área educativa com palestras de conscientização ambiental. 

Estevão Guida é artesão em couro e um dos fundadores da feira da Praça da República, onde expõe até hoje, além da Feira da Praça Benedito Calixto.

Mestra Artesã Cleide Toledo trabalha com o trançado em palha de taboa desde 1982. É coordenadora do Projeto Artesanato Sustentável, vice-presidente do Conselho do Artesanato Paulista, fundadora e atual presidente da UAPESP, fundadora e atual presidente da FEAPESP – Federação dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo e vice-presidente da CONART – Confederação Brasileira dos Artesãos.  

Dia 16/03, sábado, das 18h às 19h
Local: Área de Convivência
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência


Mesa: TRABALHO
Com Shirlene Ribeiro da Silva e Margareth Salorno e mediação de Patrícia Maia Boldrin

Nesta mesa, os participantes discutirão sobre as carteiras SUTACO e SICAB, a necessidade de formalização da categoria, associativismo no artesanato, atendimento ao cliente e relacionamento.

Shirlene Ribeiro da Silva, artesã e musicista, tem formação em Filosofia pela USP. Fez parte da Rede Social Zona Norte, fomentada pelo SENAC Santana e é uma das fundadoras da UAPESP – União dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo. 

Margareth Salorno trabalha há 15 anos com reciclagem de vidro, criando acessórios diversos com a técnica do fusing e utilizando vidros de janela, garrafas e outras fontes. 

Patricia Maia Boldrin é produtora cultural, cenógrafa, idealizadora do cenário do programa Sr. Brasil da TV Cultura e, desde 2005, é gestora do projeto Artesanato Sustentável, com atuação em diversas frentes junto a artesãos de todo o país.  

Dia 17/03, domingo, das 17h às 18h
Local: Área de Convivência
Grátis- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência


Mesa: CIDADANIA
Com Marisa Barreiro da Silva e Silvio de Paula e mediação de Rose Meusburguer

Nesta mesa, as participantes trarão tópicos como deveres e direitos, políticas públicas, meio ambiente, carteira do IBAMA e o papel do artesão como profissional.

Marisa Barreiro é escultora e ceramista, formada em desenho artístico na Escola Panamericana de Artes-SP, técnica em escultura barroca e restauro em cerâmica no Centro Técnico Templo, trabalha com esculturas de terracota, cerâmicas artísticas desenhadas e utilitárias esmaltadas em alta temperatura. 

Silvio de Paula é artesão em joalheria. Participou do primeiro encontro latino-americano de artesãos em Colon, na Argentina, da exposição de artes da Galeria Alberico Rodrigues e é expositor e curador da feira da Praça Benedito Calixto.

Rose Meusburguer é gestora em empreendimentos criativos, youtuber e administradora. Desde 2003, capacita agentes culturais e gestores públicos, além de administradores em ONG’s e coletivos artísticos. Mantém desde 2016 o Canal no Youtube “Elaborando Projetos”.  

Dia 23/03, sábado, das 18h às 19h
Local: Área de Convivência
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


Feira de Artesanato – Economia Sustentável
com artesãs e artesãos convidados

Além das mesas de discussão, a Feira de Artesanato será uma oportunidade única para conhecer de perto o talento e a diversidade dos artesãos participantes. Processos e produtos criados a partir de diferentes técnicas, desde as tradicionais como bordado, cerâmica, trançado em fibras diversas e entalhe em madeira, até às mais inovadoras, como moldagem em pet, torção de cápsulas, fusing/vidro, azulejo/mosaico, entre outras.

ARTESÃOS EXPOSITORES – PRIMEIRA SEMANA – 16 e 17: 

Claudinei Roberto Nanzi – Artesão com técnica em modelagem, utiliza garrafas Pet. Atua também na área na área educativa, com palestras de conscientização ambiental.  

Mel Chung – Designer de joias com produções que utilizam cápsulas de café. 

Alexandre Eufrasio dos Santos, paulistano, é autodidata e utiliza técnicas de entalhe e pintura em madeira reciclada, trazendo temas como folclore, religiosidade e natureza.

Nuci Miranda – trabalhando com marcenaria e reutilização de madeira, é artesã credenciada pela SUTACO Artesanato Paulista. Programa Mãos e Mentes Paulistana.

Estevão Guida – Artesão em couro e um dos fundadores da Feira da Praça da República, onde expõe seus trabalhos, além da Feira da Praça Benedito Calixto.

Margareth Salorno – trabalha há 15 anos com reciclagem de vidro, fazendo acessórios com a técnica do fusing, utilizando vidros de janela, garrafas e outros materiais.

ARTESÃOS EXPOSITORES – SEGUNDA SEMANA – 23 e 24  

Marisa Barreiro – Escultora e ceramista, formada em desenho artístico na Escola Panamericana de Artes-SP, técnica em escultura barroca e restauro em cerâmica no centro técnico templo, trabalha com esculturas de terracota, cerâmicas artísticas desenhadas e utilitárias esmaltadas em alta temperatura. 

Maria C. Bertoni Króes – Artesã Mosaicista desde 2011 e técnica em mini mosaico e pintura, realiza cursos de corte no azulejo e aplicação na peça em madeira.

Alexandre Eufrasio dos Santos é paulistano e autodidata nas técnicas de entalhe e pintura. Trabalha com madeira reciclada e temas como folclore, religiosidade e natureza.

Adriana Covolo – Artesã há 20 anos confeccionando acessórios com capsula de café.

Luana Kogus, artesã desde criança, aprendeu a técnica de trançado em fibra de coqueiro com seu pai. Com a fibra realiza o resgate da tradição produzindo peças como cestaria, chapeis, luminárias, balaios entre outros.

Lindaura Carvalho trabalha com técnicas diversas, em especial o macramê com fios sustentáveis, produzindo peças decorativas, acessórios, jardinagem e linha pet. 

De 16/03 a 24/03, sábados e domingos, das 11h às 16h
Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.