Curso gratuito sobre cinema brasileiro chega à plataforma Sesc Digital

21/07/2022

Compartilhe:

A partir do dia 28 de julho de 2022, o curso “Cinema Brasileiro: o Clássico e o Moderno”, com Ismail Xavier, passa a integrar o catálogo de atividades EAD da plataforma Sesc Digital

No curso gratuito, elaborado pelo professor Ismail Xavier, vamos percorrer uma importante etapa do cinema brasileiro e mundial, para compreender melhor como se deu a transição entre os estilos clássico e moderno, na passagem entre os anos 1950 e 1960. Para isso, vamos analisar e comparar cenas de três filmes emblemáticos na história do nosso cinema, que têm como tema o cangaço. São eles: O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, uma produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz; Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, ambos representantes do Cinema Novo.

Em pauta, neste estudo comparativo, estarão três aspectos relacionados ao estilo dos filmes: luz, movimentos de câmera e montagem. Veremos como variações de linguagem nesses três elementos podem contar histórias bastante diferentes entre si e sugerir as intenções autorais dos realizadores. O percurso é uma oportunidade de conhecer obras e autores que marcaram uma época importante do cinema brasileiro.

O curso coloca em pauta um momento importante da história da arte cinematográfica, quando houve uma alteração na forma de se trabalhar com a câmera nas filmagens das cenas e na forma de combinar as imagens aí obtidas na operação de editar um filme. A forma de composição própria ao cinema narrativo industrial – cujo paradigma maior vinha de Hollywood e era marcado por regras bem definidas e pelo princípio da transparência – será cotejada com a alteração formal transgressora trazida por jovens cineastas e correntes renovadoras.

Focalizamos o momento em que se deu esta invenção de um novo estilo, marcando uma inovação que teve desdobramentos desde então e que não se encerra neste passado. Observa-se até hoje a convivência entre o estilo clássico – que continua ativo no cinema comercial – e as variedades do estilo moderno que, em diferentes países, têm marcado a realização de filmes dentro da produção chamada de “baixo orçamento”. As correntes modernas seguem servindo de inspiração aos realizadores contemporâneos, o que reforça ainda mais a importância de estudá-las.

A linguagem cinematográfica, por meio de suas diversas técnicas e estilos, é capaz de contar as mesmas histórias de muitas maneiras diferentes, com intenções próprias, e isto fica nítido colocando lado a lado os três filmes escolhidos para o curso, que são marcos da história do cinema brasileiro. A linguagem narrativa audiovisual tem o poder quase mágico – porque por vezes passa despercebido – de provocar identificação ou estranhamento, aproximar realidades distintas, criar atmosferas, despertar reflexões ou convocar à ação, descortinar mundos desconhecidos ou imaginários. E ter noções gerais sobre ela nos permite ampliar nosso repertório e nossa fruição como espectadores de qualquer tipo de filme. Trazer exemplos brasileiros põe em relevo questões culturais que nos dizem respeito mais de perto e mantêm vivas a memória e a(s) história(s) da nossa cinematografia.

CURSO PARA TODOS

As videoaulas e materiais de apoio são direcionados para todas as pessoas que estejam interessadas em cinema, cinéfilos, amantes ou curiosos da sétima arte, estudantes, educadores ou aqueles que desejem aprimorar o olhar e a escuta para incrementar a sua percepção das operações técnicas geradoras da composição formal e dos efeitos de sentido procurados por um filme. Com glossário de termos técnicos, contextualização e linguagem de fácil entendimento, o curso pode ser acompanhado até mesmo por quem não tem conhecimentos prévios em cinema. E, para os já iniciados, as sugestões e referências do material complementar possibilitam o aprofundamento dos assuntos.

PROGRAMA DE AULAS

Aula 1: Introdução aos estilos clássico e moderno e à questão da luz no cinema clássico
Aula 2: Estilo moderno: Fotografia e estética no Cinema Novo
Aula 3: Movimentos de câmera e princípio da transparência no cinema clássico
Aula 4: Câmera na mão e seus efeitos narrativos
Aula 5: Montagem e construção narrativa no estilo clássico
Aula 6: Ritmo e montagem no estilo moderno

Confira o teaser e saiba mais sobre o curso.


Foto: Divulgação

ISMAIL XAVIER

Pesquisador, crítico e professor de cinema. É um dos mais destacados teóricos do cinema brasileiro. Em sua produção intelectual, toma como base a análise imanente dos filmes, com a qual depreende as implicações socioeconômicas, ideológicas e históricas da produção cinematográfica.

É Professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua no programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Especializado nas disciplinas “Teoria do cinema”, “Linguagem cinematográfica” e “Análise do filme”, nas quais lida com questões que serão abordadas neste curso. Tem doutorado em Letras – Teoria Literária – pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e completou o PhD em Cinema Studies pela New York University.

Publicou, entre outros, os seguintes livros: O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência; Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome; A experiência do cinema.

ACESSE O CURSO E MATRICULE-SE AQUI!


“Cinema Brasileiro: o Clássico e o Moderno” chega à plataforma EAD Sesc Digital para somar aos 10 cursos gratuitos já disponíveis, que tratam de temas tão diversos quanto sustentabilidade, comida do bebê, palhaçaria e técnicas de áudio e gravação. Visite ead.sesc.digital para conhecer todas as aulas e acompanhar os lançamentos futuros!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.