[Curso Online] Lazer e território: potências para um bem-viver

11/05/2022

Compartilhe:

Com foco no diálogo sobre o lazer enquanto espaço potencial de construção identitária e de fomento de resistências e de ressignificações, o Sesc São José dos Campos apresenta o curso online “Lazer e território: potências para um bem-viver”. 

Captado durante uma ação presencial do Sesc Verão e lançado no Dia Mundial do Lazer, o curso é composto por 6 vídeos disponíveis no canal do Sesc São José dos Campos no YouTube 

Com mediação de Mauricio Mendes Belmonte doutor em Educação pela UFSCar, especialista atuante em Saúde da Família e Comunidade —, o conteúdo aborda o lazer e articula saberes entre territórios a partir de lideranças que compõem a Associação de Favelas da Cidade de São José dos Campos. 

O curso está dividido em três módulos, com dois episódios cada, contemplando os seguintes temas: 

Módulo 1: Lazer como expressão da liberdade – EP 1 e EP 2 

No primeiro módulo, lazer e território são discutidos conceitualmente, destacando a importância dos gestores e lideranças da área conhecerem os conteúdos culturais do lazer, que podem ser físicos-esportivos, artísticos, práticos, intelectuais e sociais. Também é abordada a leitura do território como algo mais complexo do que sua geolocalização, compreendendo um contexto de disputas, de tensões e de existências. 

Módulo 2: Território como potência para um bem-viver – EP 3 e EP 4 

No segundo módulo as lideranças compartilham práticas observadas em seus territórios que podem ter relação com os conteúdos culturais do lazer. A ideia é fazer um exercício de olhar para a realidade e começar a aproximar um pouco desse saber mais aprofundado que a literatura permite, sem hierarquizar, mas estabelecendo uma ecologia de saberes, aproximando o popular e o acadêmico, referenciado principalmente nos estudos do sociólogo francês Joffre Dumazedier.

 

Módulo 3: Compartilhando experiências – EP 5 e EP 6 

Este módulo destaca diálogos do lazer para um bem-viver analisados conjuntamente pelas lideranças, com a construção coletiva de desenhos para um projeto de ação territorial integrada com o Lazer. O que ocorre costumeiramente é fazer políticas de lazer para as pessoas e não com elas. Então as lideranças locais podem ser agentes de transformação a partir de seus horizontes, sonhos e desejos. 

Fique ligado! A partir da participação presencial no curso, as lideranças partiram para o diálogo sobre o lazer em seus territórios, e haverá registro e lançamento em vídeo deste processo nas nossas redes sociais.  

Lideranças Comunitárias – Associação de Favelas de SJC 

Ângela Ap. da Silva 

Antônio M. Ferreira 

Cosme Vitor 

Elaine Lopes da Silva 

João Batista Magalhães 

Leandro Ap. da Conceição 

Lucilene de Souza Dias 

Márcia dos Santos Cunha 

Roneir José da Silva 

Simeire Domingues de Queiroz Epifânio 

Vivian Rau 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.