Sesc Bom Retiro oferece Cursos Regulares no 1º semestre de 2023

14/03/2023

Compartilhe:

O Sesc Bom Retiro oferece uma programação de Cursos Regulares no 1º semestre de 2023. Os cursos acontecem a partir de linguagens como “Artes Visuais”, “Cinema e Vídeo” e “Tecnologias”. Confira a programação e fique de olho nos detalhes para as inscrições, que começam no dia 14 de março!

Inscrições: participação sujeita à disponibilidade de vagas. Inscrições a partir de 14/03 às 14h, para quem tem a Credencial Plena válida, no aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. A partir do dia 21/3, caso ainda haja vagas remanescentes, elas poderão ser disponibilizadas para o público geral.

Materiais: Todos os materiais estão inclusos.
Importante: o não comparecimento no primeiro dia de aula poderá implicar na perda da vaga.

Artes Visuais

Xilogravura – da matriz à estampa – Com Joyce Melguiso

Xilogravura – da matriz à estampa – Foto: Divulgação

O curso oferecerá às pessoas participantes caminhos para que conheçam todo processo da construção de uma matriz de xilogravura e sua estampa, passando pelo processo de preparação da matriz, criação e formas de transposição da imagem, gravação, entintagem até a impressão das estampas.
Sendo a xilogravura uma das primeiras técnicas utilizadas para a reprodução da imagem em série, o curso oferecerá meios para o participante produzir uma matriz e consequentemente realizar impressões manuais desta imagem em pequenas tiragens. Em uma época em que as tecnologias digitais prevalecem entre todos e está se perdendo cada vez mais o contato humano, é importante estimular os participantes ao convívio em grupo e a atividades em que o fazer manual prevalecem.

Joyce Melguiso é artista visual, gravadora e encadernadora. Pesquisa e desenvolve projetos na área de artes gráficas desde 2012. Já ministrou oficinas de encadernação manual e gravura em diversos locais como Oficina Cultural Oswald de Andrade, Casa de Cultura Salvador Ligabue, Festival Órbita e diversas unidades do SESC. Atualmente coordena o ateliê de Artes Gráficas da EBAC, além de desenvolver seus projetos autorais nas áreas da gravura e encadernação manual.

  • De 12/4 a 28/6, quartas, das 9h às 12h
  • Espaço de Tecnologias e Artes

Revelando Filmes Fotográficos com Ingredientes Alternativos – Com Mauricio Sapata

Revelando Filmes Fotográficos com Ingredientes Alternativos – Foto: Divulgação

Esta é uma abordagem introdutória que visa a prática de três processos fotográficos históricos pioneiros no século XIX. Estas técnicas alternativas foram de grande importância para o desenvolvimento da fotografia e ainda praticada por muitos artistas e fotógrafos.

Será proposto aos participantes o uso de soluções caseiras para a revelação de filmes fotográficos preto e branco e também o uso do filme de raio x para a captação e revelação das imagens. A lista de ingredientes utilizados para a produção dos químicos são de fácil acesso no mercado e inclui itens como café solúvel, comprimidos de paracetamol e vitamina C.

O objetivo principal é desmistificar o processo e tornar a revelação fotográfica mais acessível, oferecendo ferramentas de fácil acesso no mercado como uma alternativa de menor custo em relação aos químicos importados.

Mauricio Sapata é nascido na cidade de São Paulo, Maurício Sapata segue carreira como fotógrafo desde 2012. Utiliza a fotografia pinhole como ferramenta em projetos autorais e educativos, visando um aprimoramento do olhar ao cotidiano, que passa pela construção e a utilização de câmeras fotográficas artesanais construídas pelos próprios participantes. Realiza pesquisas e ministra oficinas em processos fotográficos históricos em diversas instituições.

  • De 14/4 a 30/6, sextas, das 9h às 12h
  • Sala de Oficinas 1

Cinema e Vídeo

Documentário com Imagens de Arquivo – Com Mônica Simões

Documentário com Imagens de Arquivo – Foto: Divulgação


Este curso busca provocar a arte de contar histórias através de imagens de arquivos pessoais, utilizando o gênero documental. Com a liberdade de abordar qualquer temática, as histórias serão construídas a partir da memória dos participantes e o suporte desta memória serão os filmes, vídeos e fotografias recolhidos nos acervos de cada um.

Registros de viagens, festas de aniversário, casamentos, passeios, ruas da cidade, qualquer assunto ou qualquer tema de um passado longínquo ou de um passado recente é importante resgatar. Como resultado final cada participante realizará um clip de até 01 minuto e a montagem de todos os clips constituirá um filme documentário. O projeto Oficina de Documentário com Imagens de Arquivo lança o desafio de transformar histórias pessoais em relatos universais.

Mônica Simões, fotógrafa, artista plástica, cineasta, roteirista com Mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia (2009); residência artística na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha (1995-1996) e licenciatura em História na Universidade Federal da Bahia (1977). Contemplada com muitos prêmios, tem participado com seus trabalhos – fotografias, vídeo arte, filmes e instalações – em festivais, salões e exposições nacionais e internacionais.

  • De 5/4 a 10/5, quartas, das 19h às 21h
  • SALA DE OFICINAS 1

Animação – princípios fundamentais – Com Paulo Muppet e Luciana Eguti

Animação – princípios fundamentais – Foto: Divulgação

O curso apresentará os princípios da animação, que são um conjunto de fatores do que é preciso observar na hora de produzir uma animação. Foram desenvolvidos com objetivo de criar uma ilusão de vida aos personagens e aproximá-los da realidade humana, tornando os movimentos da animação mais expressivos, fluidos e mais cativantes aos nossos olhos.

Este curso irá te apresentar os princípios básicos da animação para você aprender a aplicá-los na prática.

Você irá aprender os conceitos de:
· Aceleração e desaceleração;
· Continuidade e sobreposição da ação;
· Movimento em arcos;
· Comprimir e esticar;
· Temporização;
· Antecipação;
· Desenho sólido;
· Exagero;
· Apelo;
· Ação secundária;
· Animação direta e pose a pose.
· Encenação;

Ao final deste curso você poderá colocar sua criatividade em prática e começar a criar pequenas animações sozinho

Paulo Muppet é co-fundador da Birdo ao lado de Luciana Eguti, e seus filmes foram exibidos em festivais como Clérmont-Ferrand e Pictoplasma, premiados dentro e fora do Brasil e selecionados para publicações de prestígio tais como Stash, Vimeo Staff Picks e a home page global do Youtube.

Luciana Eguti é formada em arquitetura na Usp e atuou como designer e diretora de arte antes de entrar para o mundo na animação. Trabalhou na TV pinguim e em 2004 fez pós-gradução em computação gráfica no Sheridan College, no Canadá. Em 2005, junto com Paulo Muppet abriram a produtora Birdo.

  • De 12/4 a 28/6, quartas, das 14h às 17h
  • Espaço de Tecnologias e Artes

Criação de Performance Multimídia – Com Jovem Palerosi

Criação de Performance Multimídia - Foto Luiza Guedes
Criação de Performance Multimídia – Foto Luiza Guedes

O curso tem como objetivo o desenvolvimento de uma performance multimídia instalativa através da sincronização entre fragmentos de áudio e vídeo interagindo em tempo real. Ao longo dos encontros são apresentadas as ferramentas, exemplos e referências para o desenvolvimento de um projeto inédito. Assim, os participantes produzem materiais e recortam fragmentos de memórias pessoais de forma a criar um mosaico coletivo de sensações, que pode ser manipulado em tempo real.

A atividade busca investigar os desdobramentos da linguagem audiovisual no contemporâneo, focando no cruzamento das artes visuais, da produção musical eletrônica e de outros processos tecnológicos para criar novas estéticas. Desta maneira, busca-se ampliar a formação de realizadores audiovisuais, músicos e demais interessados em experimentos entre imagem e som em diferentes linguagens e plataformas artísticas.

Jovem Palerosi é músico, produtor musical, realizador multimídia e arte-educador. Graduado em Produção Audiovisual – Imagem e Som pela UFSCar, tem experiência em diversos projetos musicais, audiovisuais e performances. É integrante da banda Meneio, produziu os três trabalhos de estúdio do grupo e é responsável pela direção artística nos shows. Em seu trabalho solo explora diversas fronteiras entre a música eletrônica e culturas regionais, tendo lançado diversos álbuns, singles, remixes e colaborações. Realiza trilhas sonoras para diversos formatos, tendo recentemente se destacado pelo trabalho com o Coletivo Ruínas. Criou o projeto Sinapse/Sample em 2016 para explorar as diversas possibilidades de interação entre música e audiovisual em tempo real para performances e instalações.

  • De 12/4 a 28/6, quartas, das 19h às 21h
  • Espaço de Tecnologias e Artes

Tecnologias e Artes

Bordado e animação – Com Erika Kogui

Bordado e animação - Foto Divulgação
Bordado e animação – Foto Divulgação


Neste curso, que relaciona bordado manual com animação quadro a quadro, as pessoas participantes são introduzidas à técnica do bordado em ponto cruz e da sua relação com as imagens em pixel art. As figuras confeccionadas com linhas e agulhas são reunidas em sequência para produzirem imagem em movimento.

Erika Kogui compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formada em Imagem e Som, tem interesse no campo do design e do audiovisual para a comunicação e como forma de expressões artísticas.

  • De 6 a 27/4, quintas, das 14h às 17h
  • ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Interfaces audiovisuais – construção, criação e experimentação – Com Herbert Baioco

Interfaces audiovisuais - construção, criação e experimentação - Foto Divulgação
Interfaces audiovisuais – construção, criação e experimentação – Foto Divulgação

Esse curso abordará teoria e prática na construção de interfaces audiovisuais, partindo de um controlador MIDI que é um equipamento utilizado em estúdios profissionais e caseiros, que controla sons e efeitos através de teclas, botões (“pads”) e botões deslizantes (“faders” ou “knobs”). Para cada som, instrumento ou vídeo, imagens diversas são atribuídas para que o controlador sintetize esses sons digitalmente.

O objetivo do curso é oferecer um ambiente de estudo teórico prático que desenvolva maneiras de mediação entre pessoas e as máquinas digitais, nos aprofundando no recorte da interação audiovisual, onde gestos articulam respostas visuais e sonoras.

Herbert Baioco, compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.

  • De 6/4 a 29/6, quintas, das 19h às 21h. Exceto dia 8/6
  • ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Marcenaria: Design de Brinquedos – Com Leonardo França

Marcenaria Design de Brinquedos - Foto Divulgação
Marcenaria Design de Brinquedos – Foto Divulgação


No curso serão abordados aspectos do design de brinquedos no contexto da marcenaria, desde a concepção estética e pedagógica, técnicas projetuais, aos processos de fabricação e materiais. Para isso, serão investigadas as diversas culturas da infância, as diversas concepções do brinquedo e do brincar e elementos da história do design de brinquedos.

Objetivos:

  • Reconhecer e colocar-se em diálogo com as culturas da infância no processo de design e fabricação.
  • Refletir a produção e os usos dos objetos destinados à brincadeira no mundo contemporâneo.
  • Refletir os cuidados conscientes operados pelo design na construção da autonomia, da expressão, da ética, da cultura e da cidadania das crianças.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos no campo técnico da marcenaria em projetos socialmente contextualizados, responsabilizando-se pelas escolhas e processos do design, exercitando conjugações entre estética, ética, política e educação.
  • Reconhecer, no universo da marcenaria, os materiais, técnicas e processos específicos adequados ao design e fabricação de brinquedos.

Leonardo França, Compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formado em mecânica industrial e artes cênicas, com experiências em diversos campos artísticos, gosta de criar e produzir brinquedos.

  • De 11/4 a 27/6, terças, das 9h às 12h
  • ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Costura para iniciantes – Com Erika Kogui

Costura para iniciantes - Foto Divulgação
Costura para iniciantes – Foto Divulgação

A proposta do curso prático de corte e costura é para pessoas iniciarem uma primeira experiência com uma máquina de costura doméstica. A partir de exercícios de confecção de peças utilitárias, como bolsas, estojos e acessórios, buscaremos desenvolver habilidades que possibilitem autonomia na produção de peças utilitárias próprias e até mesmo customizar peças de seu guarda-roupa.

Erika Kogui compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formada em Imagem e Som, tem interesse no campo do design e do audiovisual para a comunicação e como forma de expressões artísticas.

  • De 11/4 a 27/6, terças, das 14h às 17h
  • ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Robótica e aprendizagem criativa em ambientes Educacionais – Com Herbert Baioco

Robótica e aprendizagem criativa em ambientes Educacionais - Foto Divulgação
Robótica e aprendizagem criativa em ambientes Educacionais – Foto Divulgação

Curso que irá abordar os aspectos práticos e conceituais da robótica educacional, com a proposta de conhecer e propor modificações de kits educacionais que podem ser reproduzidos em contextos diversos de acesso à materiais, e que tragam possibilidades de criação de novas estratégias e abordagens. Projetos de tecnologia acessíveis podem significar um acesso mais democrática a este campo do conhecimento.

Herbert Baioco compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.

  • De 11/4 a 27/6, terças, das 19h às 21h
  • ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Design de EmbalagensCom Leonardo França

Design de Embalagens – Foto: Divulgação

Utilizando técnicas diversas de fabricação digital, dobra e corte, origami, kirigami e costura, o curso investigará o universo do design de embalagens. Desde a concepção e apresentação de um objeto, passando pelas tecnologias e materiais empregados na produção de embalagens pelo design gráfico.
Leonardo França, Compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formado em mecânica industrial e artes cênicas, com experiências em diversos campos artísticos, gosta de criar e produzir brinquedos.

  • De 14/4 a 19/5, sextas, das 9h às 12h. Exceto dia 21/4
  • Espaço de Tecnologias e Artes

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600

Siga o @SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube/sescbomretiro

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.