Cursos virtuais fortalecem a atuação de coletivos de mulheres

31/08/2022

Compartilhe:

Gratuitos e abertos ao público geral, os cursos foram desenvolvidos para e a partir das demandas de 10 coletivos selecionados nessa edição. Conheça a programação e inscreva-se!

De 8 a 24 de setembro, o Sesc São Paulo realiza o 3º Encontro Internacional Nós Tantas Outras: fortalecendo redes de meninas e mulheres, com uma série de cursos virtuais, gratuitos, direcionados a coletivos selecionados e a pessoas interessadas em geral. As inscrições iniciam no dia 1º de setembro, e as vagas são limitadas.

O encontro acontece bienalmente desde 2018 e tem como proposta promover reflexões sobre a condição social de meninas e mulheres em diferentes realidades e contextos. Desde 2020, tem procurado fortalecer coletivos de mulheres que se organizam de maneira horizontal e atuam na diminuição da desigualdade de gênero.

Em 2022, a programação do evento constitui-se a partir da escuta de coletivos de mulheres que foram selecionados por meio de um chamamento público. A diversidade das formativas que compõem a programação – por exemplo, captação de recursos, práticas de autocuidado e economia feminista – é resultado de um longo processo de diálogo entre a comissão organizadora e os coletivos selecionados. Um processo que em si já constitui uma poderosa rede de mulheres.

Envolvendo cerca de 70 mulheres, com diferentes vivências, realidades e áreas de atuação, a programação do Nós Tantas Outras é composta por nove cursos, um bate-papo de abertura e um encontro com os coletivos selecionados para aproximar e constituir uma rede de relacionamentos entre os grupos participantes e o público geral.

O Quanto Caminhamos Para Chegar Até Aqui…

A comissão do Nós Tantas Outras, formada por trabalhadoras e trabalhadores do Sesc São Paulo, depois do processo de seleção dos coletivos de mulheres, estabeleceu um movimento de diálogo para entender as realidades de cada grupo. A partir dessa escuta, foram mapeadas as intenções e as necessidades de aprofundamento de saberes de cada coletivo.

Em seguida, foram convidadas mulheres com experiência em cada campo dos saberes indicados para criar e fazer a curadoria dos cursos que atendem ao objetivo principal de fortalecer a atuação dos coletivos a partir de formações em áreas específicas.

Confira a programação

Dia 8.09 – 19h

Live de abertura – Fortalecendo Redes de Meninas e Mulheres

O bate-papo inaugura a terceira edição do Encontro Internacional Nós Tantas Outras. Propõe uma reflexão sobre os diferentes caminhos trilhados na criação e fortalecimento de redes e estratégias de luta no enfrentamento às desigualdades de gênero e nos direitos de meninas e mulheres. Local: Youtube Sesc São Paulo. Com:

Amanda Costa (Brasil). Internacionalista, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit, fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

Cecilia Palmeiro (Argentina). Doutora em Literatura Latino-americana e pós-doutora em Letras, é professora de Literatura, Estudos Culturais e Teoría de Gênero na New York University em Buenos Aires e na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina), e pesquisadora do CONICET. É uma das fundadoras do Movimiento Ni Una Menos, e junto com Fernanda Laguna desenvolve o projeto de arte e feminismo “Mareadas na Maré: diário de uma revolução feminista”.

Leila Guarani (Brasil). Mora na retomada Yvy Katu, no município de Japorã-Ms. Mãe de 5 filhos, é liderança e porta voz da comunidade Yvy Katu. Tem 59 anos, é membro da Aty Guassu Guarani Kaiowá.

Mediação de Gabriella Almeida Rancan, mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e animadora cultural na área de Diversidade Cultural e Música do Sesc Sorocaba.

Dia 10.09 – 10h e 15h

Encontro com os coletivos selecionados nessa edição

Nesse bate-papo os coletivos abordam suas experiências, formas de atuação e organização, realizações, dificuldades enfrentadas na atualidade e estratégias para captarem recursos para seus trabalhos. Local: link aberto do Zoom.

Às 10h com:

Amar_elo – Formado por mulheres negras, periféricas e mães da cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, atuam no desenvolvimento da autoestima e potencialização de jovens e mães solos que vivem em extrema vulnerabilidade.

Emana – A Coletiva Emana é a união de mulheres, artistas e pesquisadoras que fomentam projetos em Artes Integradas e estudos através do feminismo interseccional. Se formou pela urgência do resgate da memória viva das Mulheres de Sapopemba, zona leste de São Paulo, e diálogo sobre o corpo da Mulher enquanto debate público, periférico e político.

Tem sentimento – Criado por Carmen Lopes em 2016, iniciou-se por meio de ações e oficinas de autocuidado para a população em situação de rua. Atualmente o coletivo desenvolve um projeto de geração de renda com e para mulheres cis e trans que vivem nos arredores da Cracolândia, oferecendo uma oficina de moda que hoje se encontra no Teatro de Conteiner.

Produtora Flor Filme – Produtora audiovisual focada em contar histórias de mulheres e de minorias. Criada em janeiro de 2020, é gerida por 4 mulheres mães, cineastas, educadoras e produtoras culturais de Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba. Na área educacional, em 2021, a produtora criou o Projeto Embrionário Escola de Cinema, para jovens dos Ensinos Fundamental 2 e Médio.

Vozes Femininas – O Coletivo realiza capacitações para mulheres com deficiência e cuidadoras de familiares com deficiência da Brasilândia e Freguesia do Ó, na zona Norte de São Paulo. Durante a pandemia, o grupo passou a se encontrar semanalmente e de maneira virtual para discutir algumas angústias e alegrias, falar sobre direitos das mulheres e das pessoas com deficiência, além de proporcionar dinâmicas e cursos de geração de renda.

Às 15h com:

AMILV – ASSOCIAÇÃO de mulheres Imigrantes “Luz e Vida” – São Paulo – A Associação de mulheres Luz e Vida esta conformada por mulheres mães trabalhadoras imigrantes e migrantes tendo o mesmo pensamento lutar pela diferença de nossos direitos com o ideal de melhorar a qualidade de vida.

Bloco Mulheres do ABC – O bloco Coletiva de mulheres do ABC Paulista desde 2018 se reúne, trocando saberes, aprendizados e se fortalecendo por meio da música. No início, os encontros eram para compor um bloco carnavalesco com músicas autorais sobre a opressão que mulheres cis e trans sofrem todos os dias. Com o caminhar das vivências, o bloco passou a realizar apresentações, oficinas de percussão, canto, práticas de conjunto, rodas de conversas e ensaios abertos em espaços de resistência cultural e sociopolítica.

GT Mulheres da Cultura de São José dos Campos – Criado em 2020 reúne mulheres que atuam em diversas linguagens artísticas, como; teatro, música, artes plásticas, fotografia, poesia, cultura popular, circo, dança, dentre outros. Tem como objetivo debater políticas de equidade de gênero e realizar ações para o fortalecimento da presença e trabalho da mulher pelo viés feminista, antirracista e anti-homofóbico na arte e cultura da região.

Negra Sim – Movimento de Mulheres Negras de Santo André – Criada em 1995 tem por finalidade o empoderamento da mulher negra, criar condições para que vivam em plena cidadania. A partir desta perspectiva, atua em conjunto com outras organizações da cidade de Santo André e da região ABCDMR (São Paulo) colocando como pauta às questões étnico-raciais.

UMPES – União de Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe – O objetivo da UMPES é não somente a comercialização, mas o bem viver da mulher, o combate à fome, e o combate à violência contra a mulher. Surgiu em Peruíbe há 20 anos, com as produtoras agroecológicas, que se juntaram para ter uma forma de escoamento de seus produtos e de ajuda entre elas. Há 4 anos foi formalizada como uma associação, e hoje conta com 39 associadas, entre produtoras e apoiadoras, participa de diversas mostras de economia solidária em todo território nacional.

Cursos

Todos acontecem na plataforma Zoom, com tradução em Libras.

Inscrições a partir do dia 1.09, às 14h.

Gênero e Deficiência: direitos para pessoas com deficiência e cuidadoras

O curso propõe uma discussão ampla e popular sobre deficiência, direcionado principalmente a mulheres com deficiência e cuidadoras de pessoas com deficiência. Apresenta informações sobre as políticas públicas voltadas a essa população, bem como as dificuldades de acesso a esses direitos. Os encontros trazem, também, um panorama da mulher com deficiência no Brasil em temas como trabalho e renda, educação, ética do cuidado e violência de gênero, e a discussão sobre comunicação acessível como ferramenta de acesso a informações e direitos de forma equânime. Curadoria: Cristiane Kenne e Fernanda Vicari, do Coletivo Helen Keller.

Dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23.9 – 10h às 12h30

Estratégias de comunicação para resistência feminista

Muitas vezes em momentos de ativismos é necessário parar, respirar, analisar os contextos e elaborar estratégias de comunicação que façam sentido para nós e nossas redes. A formativa tem o objetivo de atender esses movimentos e pensar num presente-futuro com as estratégias de comunicação que estão ao nosso alcance e que podem de alguma forma, fortalecer nossas resistências. São muito bem-vindas mulheres e pessoas trans, não-binárias, enlaçadas no afeto e interessadas em construir e manter espaços seguros. Curadoria: Thiane Neves.

Dia 13.9 – 10h30 às 13h

Dias 14, 15, 22 – 10h às 12h

Dias 20 e 21 – 10h às 13h

Direitos e empoderamento social a partir de uma perspectiva de gênero, sexualidade e raça

O objetivo dos encontros é garantir um processo de formação política e jurídica em direitos e empoderamento social. Através do gênero, da sexualidade e da raça como lentes que nos ajudam a entender como o poder se estrutura no Brasil, será trabalhada a questão do acesso aos direitos individuais, coletivos e do combate à violência sexista, LGBTIfóbica, racista e institucional. Curadoria: Maria Clara Araújo, da Mandata Quilomba.

Dias 15, 16, 20, 21, 22 e 23.9 – 10h às 12h30

Cosiendo Projetos Sustentáveis: Como escrever e inscrever projetos em editais

O objetivo desta formação é orientar sobre a elaboração de projeto social para participar de editais públicos ou privados, podendo favorecer o acesso às oportunidades. Traz conteúdos gerais, específicos e experiência exitosas de grupos de imigrantes. Curadoria: Maria Nilda, do Projeto Deslocamento Criativo.

Dias 13, 20 e 23.9 – 14h às 16h

Dia 16.9 – 16h às 17h

Práticas de autocuidado para mulheres de quebrada

O curso é uma proposta elaborada a partir da demanda trazida pelas mulheres da Coletiva Emana, onde construíram um caminho de estudos vivenciais sobre corpo, saúde e autocuidado para mulheres de quebradas. Curadoria: Romária Sampaio e Elânia Francisca.

Dias 13, 15, 17, 20, 23 e 24.9 – 19h às 21h

Economia Feminista: Práticas de Transformação

O curso apresenta a economia feminista que propõe uma ruptura com as formas dominantes de organizar a economia, colocando no centro o que são os processos econômicos que sustentam a vida e suas principais protagonistas, as mulheres trabalhadoras. Estes conceitos são interpelados por uma abordagem interseccional das relações entre classe, gênero, raça e desdobrados em práticas de transformação da economia pela agroecologia e pela economia solidária. Os pontos de partida são as trajetórias da SOF Sempreviva Organização Feminista e da UMPES União de mulheres produtoras da economia solidária de Peruíbe.

Dias 13, 14, 15 e 20.9 – 19h às 21h

Maracatu de Baque Virado: vivências para mulheres

Os encontros abordam a história de Mestra Joana no maracatu de baque virado, trazendo sua trajetória dentro da Nação Encanto do Pina. Traz o entendimento de que o maracatu-nação está estritamente ligado a religião de matriz africana, no caso os terreiros de Tradição Nagô, além da importância das mulheres como pilares da existência dessa manifestação. Curadoria: Mestre Joana Cavalcante.

Dias 13 e 15.9 – 19h às 21h

Projeto na prática – Planejamento e escrita para editais

O encontro aborda a transformação da ideia à prática, em projetos escritos com foco em editais, considerando fases de planejamento, execução e prestação de contas na descrição de objetivos, justificativa, ações de comunicação e contrapartidas, e na organização de cronograma e orçamento. Traz, também, maneiras de monetizar as ações que as participantes realizam, e o que podem criar com o que já sabem, refletindo sobre aspectos da acessibilidade e sustentabilidade para estruturar projetos de forma prática e estratégica. Curadoria: Amanda Alves

Dias 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23.9 – 19h às 21h30

Captação de recursos para projetos audiovisuais de mulheres

Bate-papo sobre as possibilidades de financiamento por meio de políticas públicas e do mercado privado. Mulheres que já trilharam esses caminhos compartilham iniciativas e falam como viabilizaram seus projetos. Trocas sobre oportunidades de incentivos fiscais, editais, parcerias com empresas e instituições, estratégias, formatação de projetos, regras básicas e estilos de abordagem, além de propor exercícios práticos durante as aulas. Curadoria: Debora Ivanov.

Dias 20, 21, 22 e 23.9 – 18h30 às 21h

Dia 24.9 – 15h30 às 18h

Clique aqui para ver a programação completa e fazer a sua inscrição.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.