Curumim 35 anos!

05/10/2022

Compartilhe:

Em Catanduva, são 35 anos de execução, sendo uma das primeiras unidades a receberem o projeto no estado.

Curumim: o lúdico na formação do pequeno cidadão

É perceptível que os seres humanos aprendem ao longo de toda a vida. O aprender ocorre de maneira intensa nas infâncias, período em que a inquietação e a curiosidade das crianças lhes permitem mais olhares de estranhamento do mundo. Também acontece nessa fase de desenvolvimento a construção de valores que orientarão suas atitudes na idade adulta, aumentando a responsabilidade dos agentes envolvidos na condução do processo educativo para a formação de pessoas conscientes de seus papéis. 

Com 35 anos de existência, o Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em São Paulo. Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, que através de encontros semanais – e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas – visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.

O programa tem uma metodologia que permite a articulação entre os diversos saberes trazidos pela criança, a partir do contexto em que ela vive, de modo a colaborar com sua formação e desenvolvimento. A base de tudo isso é a intencionalidade educativa da instituição voltada à promoção dos valores, do conhecimento e da convivência social.

Sua criação, em 1987, é resultado de uma reflexão sobre o papel do Sesc diante de questões sociais, e que, na década de 80, passavam a tomar outra proporção e a interferir, de forma significativa, no universo de inúmeras crianças e adolescentes.

No Curumim a brincadeira é essencial para a formação, pois é com atividades lúdicas que a criança descobre o mundo, aprende a interagir, resolver problemas, superar desafios e desenvolve a imaginação.

Curumim traz como valores a cooperação, a ludicidade, o protagonismo e a autonomia das crianças, que, além de serem estimuladas a experimentar, conviver e a ampliarem seu espaço de expressão de forma lúdica e ética, participam, também, das escolhas e possíveis necessidades do programa na atualidade.

O programa é inteiramente gratuito e o período de matrícula acontece sempre no início do ano, nas unidades do Sesc em São Paulo. Os procedimentos para inscrição da(s) criança(s), a disponibilidade de vagas e os horários variam entre as unidades.

Nos últimos 12 anos, o programa obteve uma média de 4 mil crianças inscritas por ano, gerando aproximadamente 1 milhão de atendimentos a cada ano. E para celebrar esta data as unidades da capital, interior e litoral do Sesc São Paulo, oferecem, durante todo o mês de agosto, diversas atividades presenciais e online que trazem bate-papos, rodas de conversas, jogos, brincadeiras, teatros, música, contação de histórias, vivências circenses, apresentações e muita festa para as crianças e familiares.

Programação do Sesc Catanduva:

Uma vez Curumim…. Sempre Curumim: 35 Anos de História

Publicação de fotos do acervo Sesc para comemorar com os atuais e ex curumins.

Dias 5, 12, 19, 26/8. Sextas, às 18h. (Atividade online)

Minha História com o Curumim

Funcionárias e funcionários da unidade contam às crianças sua relação com o programa e o que vivenciaram até os dias de hoje.

Dias 11, 18 e 25/8. Quintas, das 14h30 às 15h30.

Ciclos Curumim

Encontro entre atuais e ex-curumins, com um grande show de talentos, onde crianças e adultos são protagonistas de suas próprias histórias.

Dia 17/8. Quarta, das 18h30 às 21h30.

Preparamos uma lista com 5 motivos para participar desta iniciativa. As crianças irão:

1) Fazer novas amizades e descobertas, socializando com diferentes faixas etárias e crianças de vários perfis
2) Desenvolver o pertencimento ao grupo, aprendendo a cuidar de si, do outro e do espaço
3) Compartilhar conhecimento por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas, e experimentações
4) Desenvolver a autonomia e a criatividade
5) Ser protagonista e assumir responsabilidades

Clique aqui para saber mais sobre o programa Curumim

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.