Dez anos de NerdCon – Conferência Nerd da Zona Sul

11/10/2023

Compartilhe:

Há uma década, o Sesc Interlagos iniciou uma jornada inovadora ao abrir suas portas para a cultura pop, geek e nerd, com a NerdCon – Conferência Nerd da Zona Sul. O que começou como uma visão do técnico de programação Gilcemar Borges se transformou em um evento anual de sucesso que trouxe diversão e conhecimento para a região sul de São Paulo. 

Em 2014, Gilcemar Borges, inspirado por sua paixão por temas nerd e geek, notou que a maioria dos eventos similares era realizada no centro da cidade, com ingressos caros. Ele sentiu que era hora de proporcionar às comunidades locais o acesso a esse universo de forma gratuita. Assim, nasceu a NerdCon, inserindo a região de Interlagos e Grajaú no cenário da cultura nerd da cidade de São Paulo. 

Todos que se envolviam percebiam logo de imediato que a proposta traria vida, cor, animação e uma vibração muito peculiar à unidade. “Lembro que, na época, todas as pessoas que se conectavam com o tema precisavam atravessar a cidade para participar de congressos, convenções e encontros”, lembra Gilcemar, hoje técnico de programação do Sesc Sorocaba. Ele lembra que em 2014 isso ocorria por um motivo muito simples, não havia algo semelhante na Zona Sul da cidade. “Pois bem, o intuito então ficava muito evidente! Não precisamos atravessar a cidade para ter tal experiência; vamos criar algo para o público da Zona Sul e, sempre que possível, convidar artistas, coletivos e profissionais locais”, comenta. 

O sucesso foi imediato, com crianças, jovens e adultos locais se reunindo para compartilhar sua paixão por ciência, tecnologia, fantasia e cultura pop. A NerdCon ofereceu uma variedade de atividades, desde bate-papos e oficinas até apresentações artísticas, exposições, jogos virtuais, cinema, música, cosplay e tecnologia. 

Nos anos seguintes, o evento explorou diversos temas. Em 2015, o foco estava nos jogos eletrônicos e brincadeiras retrô, como “Maratona Sonic” e “Customização de Personagens de Tabuleiro”. 

Em 2017, a representação feminina no mundo nerd e geek foi debatida no painel “Mulheres Level 1”, com a participação da jornalista Luísa Pécora. 

A edição de 2018 abordou o tema “Fazendo Cultura Pop”, explorando os bastidores desse universo. 

Em 2019, a cultura maker e as produções autorais ganharam destaque, e o “Beco dos Artistas” foi criado para promover obras de artistas independentes. 

Os anos de 2020 e 2021 enfrentaram desafios devido à pandemia, levando ao cancelamento do evento. 

Em 2022, com a pandemia controlada, a NerdCon retornou com foco em videogames, brincadeiras e futebol. 

Ao ver este processo com um certo distanciamento histórico, Gilcemar recorda os dias iniciais, quando a divulgação do evento era feita boca a boca, e como pessoas mais velhas, que não eram familiarizadas com o universo geek, prontamente aceitavam panfletos para seus sobrinhos, filhos e netos, que eram entusiastas do gênero. “Eu acho que eles realmente entregaram o tal papelzinho e muito possivelmente seus sobrinhos, filhos, netos e afins cresceram, mas não deixaram de ir nesses anos que passaram”, relembra. 

A NerdCon não seria o que é hoje sem a participação ativa de toda a equipe do Sesc Interlagos e dos grupos da Zona Sul. O evento se tornou uma colaboração verdadeira, trazendo vida, cor e diversão para a região. A ideia não era apenas criar um evento, mas construir uma comunidade local de entusiastas que compartilhassem a mesma paixão. 

A Nerdcon de 2023 promete ser uma das melhores. Além das atividades tradicionais, inclui mesas de RPG, oficinas de cosplay de baixo custo, exibições de filmes, debates sobre representação LGBTQIAPN+ nas histórias em quadrinhos e o impacto do Rap na cultura nerd e geek das periferias. 

A NerdCon da Zona Sul é um exemplo notável de como a paixão pela cultura geek e nerd pode unir comunidades e promover o conhecimento e a diversão. Com uma década de história, o evento continua a prosperar, proporcionando experiências inesquecíveis para todos os participantes. 

“É muito bom ver que uma programação feita com tanto carinho, resultante de muitas reuniões, conversas descompromissadas e principalmente, muita escuta dos grupos locais, alcança uma envergadura dessas e segue firme e forte. Vendo isso, e pensando em toda a caminhada que o projeto teve, surge a pergunta: o que faz uma ideia reverberar em outras pessoas e gerações e seguir viva? Pois a palavra que vem à mente é a sinergia. Nerdcon só é o que é porque virou uma ação conjunta de todos os colegas da unidade de Interlagos e dos grupos da Zona Sul”, finaliza Gilcemar. 

Se você é fã desse universo ou simplesmente curioso, não deixe de conferir as atividades oferecidas na NerdCon 2023 no Sesc Interlagos. A diversidade e riqueza da programação certamente têm algo para todos os gostos. É hora de mergulhar no mundo geek e nerd da Zona Sul de São Paulo! 

Confira a programação completa clicando aqui 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.