Dezembro chega com muita arte, brincadeiras e reflexões sobre maternidade no Sesc São Caetano

30/11/2022

Compartilhe:

O final de ano está chegando mas a programação do Sesc não tem fim!! 😜
A gente sempre está planejando algo bem legal para fazermos juntos! E neste mês de férias escolares que tal vir nos visitar por aqui e vivenciar um mês de dezembro repleto de arte, brincadeiras e reflexões sobre a maternidade em rodas de conversa, performances e exposição de artes visuais ? 🥰

Foto-Fernando-Almeida-664x332
Grupo Manui – Foto-Fernando-Almeida

A cultura maranhense já marcou sua visita com as músicas e histórias do Grupo Manuí, que realiza a contação de histórias “Como nasceu a alegria” no dia 03/12 às 11h, onde o ensinamento é o poder da alegria e do perfume de uma flor nos traz ensinamentos sobre a vida. Nas palavras do escritor Rubem Alves “o perfume é o sorriso da flor”. Saiba mais aqui.

Ainda no dia 10/12 às 11h o Grupo Manuí canta e conta histórias que revelam o caldeirão cultural maranhense: o auto do Bumba meu Boi e suas histórias, brincadeiras com bonecos, danças e músicas, estimulando a participação do público nas narrações e brincadeiras. Saiba mais aqui.

A cultura libanesa também chega por aqui na apresentação do espetáculo teatral “Cartas Libanesas”, com a Direção e Iluminação de Marcelo Lazzaratto e atuação de Eduardo Mossri. A peça que será apresentada no dia 09/12, Sexta às 20h, fala da imigração libanesa no Brasil por meio de depoimentos reais, é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias historias para refletir sobre a imigração. Saiba mais aqui.

A brincadeira está garantida com a Natasha Faria na oficina “Brinquedaria”. São oficinas lúdicas e criativas de construção de brinquedos artesanais e tradicionais do Brasil. O conhecimento e a experiência de criação envolve vários materiais e técnicas: modelagem, pintura e reciclagem do papel-machê. No dia 3/12 tem de Mamulengo (fantoche), e no dia 10/12 é sobre Brinquedos articulados em papel marchê. Saiba mais aqui. Vagas limitadas. Retirada de senhas 30min antes na Central de Atendimento.


O grupo Lúmen Serenatas vem encher nossa casa de música e poesia no dia 06/12 às 16h. O Lúmen surgiu em 1990, em São Caetano do Sul, com a proposta de ser um grupo de serenata. Adotou um repertório dedicado à MPB, reunindo composições românticas dos mais diferentes estilos e autores, desde os velhos seresteiros das décadas de 20 e 30, até compositores contemporâneos. Saiba mais aqui.

No sábado, dia 03/12 das 16h às 17h, acontece no Sesc São Caetano o espetáculo R.U.A, com a Cia Eureka. Dois garis trabalham carregando uma grande lixeira repleta de sucatas, quando, por meio de uma simples lembrança, embarcam em uma aventura inesperada, recontando, de forma criativa, o clássico Moby Dick. O espetáculo trabalha com teatro de objetos e formas animadas, promovendo um reuso de materiais diversos, que são ressignificados, ganhando valores simbólicos e metafóricos, muito característicos das brincadeiras de crianças. Embarcamos na viagem do navio Pequod, na esperança, mais uma vez, de transformar a frieza da rua, e a dura rotina dos garis, em mais uma grande saga, onde ainda se pode sonhar!

Também em dezembro a arte ocupa as ruas de São Caetano do Sul com a performance “Mãe”, de Jocarla Gomes que marca o encerramento da temporada da exposição “Lilás”, de Maira Freitas.

A artista Jocarla leva para as ruas , no dia 03/12 às 15h, a sua caboclo mãe, mulher que guerreia mesmo na exaustão, abre caminhos mesmo com obstáculos constantes. A performance acontece a partir de um corpo-memória da figura do Caboclo de Lança do Maracatu Rural de Pernambuco, essa figura que tem o símbolo do guerreiro, que abre caminhos, tem suas quedas e seus levantes.

Um corpo que carrega os papéis de Mulher, Mãe e Profissional. Um corpomãe em seu esgotamento físico e psicológico. Um corpo que reverencia. Um corpo que protege. Um corpo que perde. Um corpo que vence. Um corpo que escuta. Um corpo que pede licença. Um corpo que gera outros corpos. Um corpo que alimenta outros corpos. Um corpomãe. Um corpo invisível, mas que traz o olhar nesta ação através das indumentárias chamativas, dos sons dos sinos e da frase no surrão, em suas costas, e nos lábios, perguntando para os transeuntes: “VOCÊ JÁ OLHOU PARA UMA MÃE HOJE?”

Esta atividade é integrante da programação expandida da exposição “Lilás” de Maira Freitas, que fica em cartaz no Sesc São Caetano até o dia 10/12 com uma série de obras que convidam para reflexões acerca da maternidade, das questões de gênero e da violência obstétrica em um tom autobiográfico.

📲Para maiores detalhes acesse: www.sescsp.org.br/exposicaolilas

Mãenheeeeeeeee! Olha aí a Eduarda Furtado com mais um convite especial para você!!

❤️No sábado, dia 03/12 das 10h às 11h, acontece no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano, a nossa roda de conversa descontraída para refletirmos desta vez sobre a pergunta “A mãe que eu posso ser: a mãe real”. Esta atividade é livre e gratuita, com entrega de senhas na Central de Atendimento 30 minutos antes e conta com a mediação da mãe, escritora, educadora parental e nutricionista, Eduarda de Castro Furtado (@eduardafurts) e produção da Carolina Marchi da @mariasolproducoe.

Saiba mais sobre o projeto “Construindo Vínculos e Tecendo Afetos” aqui.

Venha viver momentos de alegria, encontro, afeto, acolhimento, questionamentos, reflexões e partilhas com a criançada, amigos, família ou consigo mesmo neste último mês do ano. Esperamos vocês! 😘

Saiba mais em www.sescsp.org.br/saocaetano

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.