Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios em Bertioga

06/10/2015

Compartilhe:

Participantes durante a coleta de resíduos nas praias de Bertioga
Foto: Lúcio Érico

No dia 19 de Setembro, em Bertioga, foi realizado o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios (DMLRP). A data surgiu em 1993 com a ONG Clean Up the World criando um movimento global que acontece em 125 países, e mobilizou cerca de 35 milhões de voluntários, promovendo por meio da limpeza de rios, praias, lagoas e oceanos, a sensibilização sobre a utilização e conservação desses recursos.

Neste ano, a ação em Bertioga foi estimulada pelo Coletivo Educador da cidade, grupo que se formou a partir da participação comunitária na discussão do plano de manejo da Reserva Sesc Bertioga. O Coletivo atua de maneira autônoma diante das questões ambientais no município, e nesta ação teve como apoio o Sesc em São Paulo e a Prefeitura de Bertioga.

“A principal função dessa atividade é a educativa, fazendo uma coleta na praia em frente ao Sesc, lembrando as pessoas sobre a quantidade de lixo produzida e o impacto disso no ambiente, sensibilizando as pessoas a respeito do lixo que produzimos e o impacto disso” relatou Sandro, agente de educação ambiental do Sesc Bertioga.

Várias pessoas que estavam no local e presenciaram a ação, acharam tudo muito interessante. Para Olga Yamamoto, frequentadora do Sesc Catanduva que estava em Bertioga, a atividade auxilia no esclarecimento sobre a questão ambiental. “Se todo mundo fosse mais consciente colocando o lixo no lugar certo, não teríamos tanta poluição”. Tatiana Tito, que esteve na coleta de resíduos na praia do Forte participou para poder contribuir com o meio ambiente e se impressiona com o fato de pássaros ingerirem resíduos que ficam nas praias e morrerem. Ela acredita esse trabalho conscientiza a partir do exemplo.

A ação percorreu as praias Boraceia, Indaiá, Enseada e Forte de São João, além da foz do Rio Guaratuba e a entrada da praia pelo rio Itaguaré. “O Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios é uma data simbólica, porque a ação não pode ser apenas de um dia. Hoje viemos conversar com as pessoas sobre a necessidade da conservação do meio ambiente”, conta Ícaro Camargo, participante do Coletivo Educador de Bertioga e professor no Senac. Os resíduos mais encontrados foram latinhas e bitucas de cigarro. Ao final da atividade, foram recolhidos 512 kg de resíduo reciclável encaminhados para Usina de Reciclagem de Bertioga. 

Diminuir o consumo, jogar o lixo no local correto e recolher o encontrado no chão são atitudes que educam,  preservam a vida dos ambientes aquáticos, além de conservar o espaço limpo e agradável.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.