Do mar ao prato

18/09/2021

Compartilhe:

Pescados à venda em cena do documentário ‘‘Da Pesca à Mesa’’. Foto: Júlio Castro

Apesar dos países da América Latina e do Caribe estarem entre os principais exportadores de pescado do planeta, eles são os que menos consomem o produto. O dado é da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e nos convida a abrir espaço no cardápio para experimentar novos pratos com este ingrediente. 

Mas, antes disso, queremos saber: você conhece o caminho que os pescados e os frutos do mar percorrem desde o momento da pesca até chegar a sua mesa? 

No Brasil, o estudo da cadeia produtiva dos pescados – ou seja, as diferentes etapas pelas quais este produto passa até chegar ao consumidor final –, revela uma série de impactos ambientais negativos que faz com que os pescadores artesanais, por exemplo, precisem ir cada vez mais longe para encontrar espécies que antes existiam em abundância em suas regiões.  

Alguns dos fatores que contribuem para isso são: o crescimento das áreas portuárias, o despejo de esgoto doméstico e industrial em mares e rios, a especulação imobiliária e a devastação dos manguezais. 

Nesta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, o Sesc Bertioga, o Sesc Registro, o Sesc Santos, o Sesc São José dos Campos e o Sesc Taubaté se reuniram para falar sobre o consumo responsável de pescados. Confira! 

Os desafios da pesca artesanal no Brasil (Podcast) 

Pensar em consumo consciente significa, sobretudo, avaliar os impactos ambientais e sociais de uma atividade econômica.  

Em contrapartida à pesca industrial, que favorece o consumo de poucas espécies em grande escala, a pesca artesanal é uma alternativa sustentável e geradora de renda para comunidades caiçaras no litoral brasileiro. 

Apresentado pela jornalista e produtora cultural Sarah Mascarenha, o podcast Os desafios da pesca no Brasil – os impactos ambientais e econômicos coloca em pauta o protagonismo feminino na pesca artesanal, destacando a experiencia da comunidade da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, onde a técnica tradicional do peixe seco fortalece o desenvolvimento e a economia da região em um projeto liderado por mulheres. 

O debate conta com a participação da pesquisadora Dariane B. Schoffen Enke, que atua como Professora Assistente Doutora no Campus Experimental de Registro – UNESP, da caiçara, cientista social e educadora popular Tatiana Mendonça Cardoso, que atua em projetos e estudos sobre cultura tradicional, fortalecimento feminino e conservação ambiental, e da bióloga Rosane Fernanda Farah, responsável técnica no Instituto Gremar, organização não governamental pioneira com atuação em monitoramento e educação ambiental fundada no Guarujá em 2004. 

Ficou com vontade de saber mais sobre o tema? Escute o programa completo abaixo! 

Da Pesca à Mesa (Minidocumentário) 

Entre a pesca ou produção de pescados e o seu o consumo final há toda uma cadeia produtiva com atores que podem, em suas diferentes áreas de atuação, fazer a diferença para um consumo responsável.  

O minidocumentário Da Pesca à Mesa – Consumo consciente de pescados traz o depoimento de pescadores, produtores, comerciantes e chefs de cozinha que trabalham com novas formas de consumo, priorizam pequenos produtores e adotam práticas que visam diminuir o impacto ambiental das suas atividades.  

Uma das práticas que podem ser adotadas no consumo de pescados em restaurantes, por exemplo, é dar prioridade para as espécies locais no cardápio, adaptando as receitas conforme a sazonalidade. 

‘‘Com a diversidade que a gente tem no nosso território nacional, a gente pode pensar em diversificar, em ter determinados peixes para cada época do ano’’, comenta o chef Vitor Pompeu, que é um dos entrevistados do documentário. 

Um dos caminhos para trabalhar toda esta diversidade é adaptar não só o menu, mas também as receitas, como sugere Cauê Tessuto, idealizador do serviço de delivery Mar Direto: ‘‘se você viu uma receita legal de robalo, tenta fazer ela com outras espécies também’’. 

Quer embarcar com a gente no trajeto da pesca à mesa? Confira o documentário! 

Conteúdo disponível também nos canais do Sesc Registro, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos e Sesc Taubaté no YouTube. 

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura 

Lançado pelo Sesc São Paulo em 2017, o programa Experimenta! Comida, Saúde e Cultura tem como objetivo promover a alimentação adequada e saudável e ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares. Neste ano, as atividades acontecem on-line, com participação gratuita e opções para toda a família, de 16 a 24 de outubro.

Saiba mais e acompanhe a proramação completa

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.