Do Peito ao Prato: vamos falar sobre questões políticas e sociais relacionadas à alimentação nos primeiros anos de vida

29/07/2022

Compartilhe:

A alimentação adequada e saudável nos primeiros dois anos de vida é decisiva para a saúde da criança e tem reflexos em toda a vida adulta. Entre os dias  01 e 07 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc São Paulo realiza a quarta edição do projeto Do Peito ao Prato, iniciativa que leva ao público uma programação com ações relacionadas ao tema, em unidades da capital, interior e litoral, além das atividades on-line. Toda a programação é gratuita. 

A relação entre o ser humano e a comida inicia-se com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância. Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais. A programação de Do Peito ao Prato tem como objetivo ampliar esse debate e abordar questões acerca da sociedade.  

Rodas de conversa, bate-papos, vivências, oficinas, cursos e exibições de filmes lançam luz sobre a prática do aleitamento materno, que é construída a partir de influências políticas, econômicas e científicas. Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas. 

No Sesc Rio Preto, teremos dois bate-papos que tratam o tema da amamentação com especialistas no tema. O primeiro deles é sobre aleitamento na primeira infância, no qual a educadora perinatal, doula, consultora de aleitamento e terapeuta complementar Talita Miranda irá abordar o aleitamento e seus benefícios, com dicas e explanações minuciosas. Talita é bióloga graduada pela UNESP, especialista em Bioética da Saúde Pública pela USP e mestre em Educação Sexual pela UNESP.

Participa do outro bate-papo a psicóloga perinatal Talyta de Sousa Lima, que traz ao público o debate sobre a amamentação como facilitadora do vínculo mãe-criança. Neste encontro no Sesc Rio Preto, ela aprofunda as informações sobre os vínculos emocionais e comportamentais que são formados no contato direto da pele e dos olhares entre a mãe e a criança, desde seu nascimento, e o quanto essa ligação se desenvolve e auxilia a mãe a compreender as necessidades do bebê. Talyta fez sua graduação em psicologia pela UEL-PR e realizou o aprimoramento em Psicologia e Psicopatologia de Perinatalidade pelo Instituto do Sedes Sapientiae-SP.

Além dos encontros presenciais gratuitos, o Sesc Rio Preto também oferece uma programação online, poética e lúdica da artista Genifer Gerhardt, um vídeo-poema que trata o tema da alimentação infantil de forma muito leve e colorida. Genifer é mãe, filha, neta, palhaça, bonequeira e poeta.

Vale ressaltar que toda programação é gratuita e aberta a todos os interessados, com inscrições no local no caso dos encontros presenciais, antes do início das atividades.


Programação Do Peito ao Prato no Sesc Rio Preto

bate-papo: Aleitamento na primeira hora de vida

Talita Miranda, foto: arquivo pessoal

com Talita Miranda, Educadora Perinatal, Doula, Consultora de Aleitamento e Terapeuta Complementar.

Conversa sobre a importância do aleitamento materno na primeira hora de vida, trará dicas práticas que podem nos ajudar neste momento tão importante na alimentação do bebê. Bate-papo elucidativo que abordará os seguintes tópicos: a importância do estímulo precoce ao aleitamento logo após o nascimento; os amplos benefícios que a prática promove às mães e bebês; dicas de ouro para incluir no plano de parto; o manejo em sala de parto; situações atípicas, prematuridade e relactação; banco de leite e o que mais podemos fazer a respeito.

Dia 3/8, quarta, das 19h às 21h I Livre

Sala de Múltiplo Uso. Grátis I Inscrições no local

Intervenção: Vídeo Poema – Do Peito ao Prato

bonecos criados por Genifer Gerhard

com Genifer Gerhardt, poeta, palhaça e bonequeira

Bonecos em miniatura, frutas, cores, leite materno e saúde. Com imagens poéticas, cantiga e vida, o encantamento pelas texturas, tamanhos e formas dos mais diversos alimentos vistos em proximidade ao lado de pequenos personagens. O pequeno, o miúdo, aquilo que nos fortalece. A infinidade de sabores e sentidos aguçados na primeira infância em contato com a beleza dos alimentos e do aleitamento materno.

Dia 5/8, sexta, às 13h  I Livre

Ação Online nas redes do Sesc Rio Preto:

Facebbok: www.facebook.com/sescriopreto 

Instagram: www.instagram.com/sescriopreto

Youtube: www.youtube.com/sescriopreto

bate-papo: A Amamentação como facilitador do vinculo mãe-bebê

Talyta de Sousa Lima, foto: arquivo pessoal

com Talyta de Sousa Lima, psicóloga perinatal.

Conversa sobre a importância da criação de vínculo na amamentação, com a psicóloga perinatal Talyta de Sousa Lima.  O vínculo mãe-bebê corresponde às dimensões das emoções, dos sentimentos e dos comportamentos. Ele começa a se formar ainda na gestação e vai se intensificando e estabelecendo após o nascimento. A amamentação desde a primeira hora de vida estimula o contato pele a pele, a troca de olhares, o toque, o contato duradouro, esta ligação auxilia a mãe na compreensão das demandas do bebê, e também, a desempenhar suas funções maternas com mais tranquilidade, o que e promove um laço mais profundo e duradouro com seu bebê.

Dia 6/8, sábado, das 10h às 12h I Livre

Sala de Múltiplo Uso. Grátis I Inscrições no local.


SERVIÇO

Sesc Rio Preto

Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal

Do peito ao Prato

De 01 a 07 de agosto

Onde: em 24 unidades do Sesc São Paulo, além de atividades online

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.