Dossiê – Gestão do esporte no Brasil e no mundo: evolução histórica, organizações e perspectivas. Ary José Rocco Júnior

14/12/2021

Compartilhe:

RESUMO
O objetivo deste ensaio é analisar, desde o surgimento do Esporte Moderno, na Inglaterra da segunda metade do século XIX, até os dias atuais, a evolução das organizações de prática e administração do esporte, dentro de uma perspectiva histórica. É nossa intenção mostrar que, dentro do panorama atual do esporte de rendimento em todo o mundo, as organizações esportivas estão enfrentando diversos paradoxos e contradições, fruto da evolução do papel do esporte dentro da sociedade ocidental. A mercantilização do produto esportivo, a concentração de riqueza em torno de grandes conglomerados de empresas esportivas e a virtualização do esporte demandaram maior profissionalização das pessoas envolvidas com a Gestão do Esporte. Por outro lado, limitaram o acesso à prática esportiva, em especial para a população com menor poder aquisitivo. O contexto global atual, em especial com a pandemia de Covid-19, acentuou essas contradições, impondo à Gestão do Esporte, uma série de desafios.
Palavras-chave: Gestão do Esporte. Indústria do Esporte. Organizações Esportivas. Esporte de Rendimento. Esporte e Entretenimento.

ABSTRACT
The aim of this essay is to analyze, from the emergence of Modern Sport, in England in the second half of the 19th century, to the present day, the evolution of the practice and the administration of sports organizations, within a historical perspective. It is our intention to show that, within the current panorama of high-performance sport around the world, sports organizations are facing several paradoxes and contradictions, resulting from the evolution of the role of sport in western society. The commercialization of the sports product, the concentration of wealth around large conglomerates of sports companies and the virtualization of sport demanded greater professionalization of those involved in Sports Management. On the other hand, they limited access to sports especially for the population with lower purchasing power. The current global context especially with the COVID-19 pandemic has accentuated these contradictions, imposing a series of challenges on Sport Management.
Keywords: Sport Management. Sports Industry. Sports Organizations. Sports and Entertainment.

Confira o artigo completo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.