E se você pudesse ver por dentro da boca?

22/08/2019

Compartilhe:

Você lembra quem te ensinou a escovar os dentes? Possivelmente foram seus pais, professores ou dentista que lhe mostraram o passo a passo e a importância de alcançar cada cantinho para manter a saúde da boca. Hoje contribui para esse aprendizado a possibilidade de viajar pelo tempo-espaço, ficando do tamanho de uma formiga para ver de pertinho o que acontece na boca da gente – ainda que seja no plano da ficção.

Além do atendimento nas clínicas odontológicas, o Sesc São Paulo realiza ações educativas dentro e fora das unidades para estimular os cuidados com a saúde bucal, a autonomia e a qualidade de vida. Buscando alternativas para dialogar com o público infanto-juvenil, Rodrigo Mendes, Coordenador de Odontologia na unidade de Piracicaba e idealizador do projeto “Por Dentro da Boca”, quis oferecer uma outra perspectiva, a partir do uso imersivo da tecnologia digital, para abordar um tema simples, mas essencial: escovar os dentes.

O uso de realidade virtual para fins educativos tem sido cada vez mais frequente por colocar o participante no centro da ação e estimular a interação em uma experiência mais intensa. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, que instiga um tempo de atenção maior e faz com que a mensagem chegue de forma mais eficiente e divertida para quem experimenta. Além disso, este recurso possibilita viajar para qualquer lugar: visitar a Cidade do México, passear pelo Museu do Louvre ou experimentar a sensação de estar no fundo do mar – essas são algumas das mais de 900 possibilidades disponibilizadas gratuitamente no Google Expedições, por exemplo. É possível, inclusive, montar seus próprios óculos utilizando papelão e seguindo as instruções do Google Cardboard.

No caso do “Por Dentro da Boca”, é simulada uma viagem para o interior do corpo da gente. A experiência nos ajuda a ver o que acontece durante o processo de higienização bucal. Após a exibição do vídeo, os educadores que acompanham a vivência convidam o público para compartilhar impressões, dúvidas e desenvolver outras práticas educativas. É também neste momento que um almanaque cheio de curiosidades é disponibilizado para dar continuidade ao aprendizado.

A escova e a pasta são os elementos principais para a higienização, mas nem sempre foi assim. O almanaque nos conta que pó de osso, pó de tijolo, sal e até pimenta já foram usados no lugar do creme dental. A escova também teve outras formas: já foi um graveto desfiado e também um pedaço de bambu com pelos de porco. Só em 1938 foi abandonado o uso de pelo animal e passou-se a utilizar cerdas de nylon. Hoje em dia tem até escova que se conecta ao smartphone para avaliar a qualidade da escovação! 

Só em Piracicaba, mais de 5 mil pessoas experimentaram essa outra forma de falar sobre higiene bucal. A vivência também aconteceu em Jundiaí e hoje se encontra em Araraquara, onde permanece até 15 de setembro. Depois segue para Santo André. Em 2020, a previsão é que o projeto faça parte também da programação das unidades da capital paulista.

***

Confira os horários disponíveis para participar da atividade “Por Dentro da Boca” no Sesc Araraquara clicando aqui

Em 2018, 39.157 inscritos foram atendidos nos 145 consultórios odontológicos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.