EAD Sesc Digital traz curso online de Viola Caipira com Ivan Vilela

24/04/2020

Compartilhe:

Presente no país desde os primeiros tempos da colonização, a viola atravessou oceanos e encontrou aqui seu terreno mais fértil. No Brasil, o instrumento secular permitiu florescer diversas manifestações folclóricas regionais da nossa música, entre elas a música caipira, sua morada por excelência.

No curso Viola Caipira, o violeiro e professor Ivan Vilela apresenta técnicas e macetes para tocar o instrumento a partir de um método prático – criado por ele mesmo e aplicado em suas aulas na Universidade de São Paulo – que estimula a autonomia do aluno.

Seis aulas online de cerca de 15 minutos compõem o curso, que incentiva o aluno a experimentar ritmos e a compor desde o início do aprendizado. Nas duas primeiras lições, Vilela ensina as cinco escalas duetadas e os movimentos específicos da mão direita. Já nas aulas seguintes, ele demonstra como é possível tocar uma série de ritmos associados à cultura e à música caipira, como a toada e o cururu; as catiras, cateretês e folias de reis; guarânias, polcas paraguaias e querumanas; o cipó preto e o pagode caipira. 

Entre os materiais complementares às aulas, há playlists com todos os ritmos, que permitem ao aluno se familiarizar e se identificar com cada intérprete; além documentários e artigos sobre os assuntos abordados.

Inscreva-se já!

Sobre o instrutor

Ivan Vilela é um virtuose da viola de dez cordas – viola caipira ou ainda viola brasileira – e transita com naturalidade entre os contextos erudito e popular. Sua produção musical bebe de inúmeras fontes, indo de variados gêneros musicais das culturas populares à música erudita, da canção popular à composição clássica. É também professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e pesquisador do Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Universidade de Aveiro, em Portugal. 

Assista a uma das passagem de Ivan Vilela pelo Instrumental Sesc Brasil:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.