A bênção: narrativas das matriarcas

08/08/2025

Compartilhe:

Sesc Pompeia realiza escutas literárias na Biblioteca com vozes ancestrais e presenças plurais

A partir de agosto, a programação literária do Sesc Pompeia faz uma travessia por vozes negras, indígenas, femininas e LGBTQIA+ que escrevem, contam, colam, bordam, leem e compartilham saberes que atravessam o tempo.

“A bênção: narrativas das matriarcas” é o gesto que guia essa travessia: uma invocação às mulheres que abriram caminhos, muitas vezes sem autorização para nomeá-los. Ao longo dos próximos meses, a Biblioteca será espaço para rodas, saraus, oficinas e mediações de leitura que celebram a força ancestral, o direito à história e a potência transformadora da linguagem.

“A proposta curatorial parte do direito à memória como eixo. Os encontros não tratam apenas de livros — dizem respeito a quem os escreve, quem os inspira, quem os vive. São diálogos entre gerações, entre a oralidade e o papel, entre o silêncio que veio antes e a palavra que agora pede passagem”, destaca Ketty Margarete Valencio, bibliotecária do Sesc Pompeia.

No dia 20 de agosto, Júnia Botelho e Vera Eunice de Jesus, filhas de Ruth Guimarães e Carolina Maria de Jesus, se encontram em uma conversa mediada por Mário Medeiros sobre os legados de duas das maiores escritoras negras do país, no encontro “Filhas da Literatura”.

Roda de Poema
Roda de Poema

Já no dia 23 de agosto, a roda de poesia e oralidade “Semba de Griottes – Edição Especial com Poetas Indígenas” será conduzida por Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves, num gesto de aproximação entre saberes afro-diaspóricos e indígenas.

Em 18 de setembro, “Mukanda Tiodora” reúne Marcelo D’Salete e Taís de Sant’Anna Machado na reconstrução, por meio da palavra e da imagem, da história de uma mulher negra vinda do Congo que atravessou o apagamento histórico e hoje se inscreve como símbolo de resistência.

Entre os dias 13 e 14 de setembro, a oficina “Colagem como forma de expressão”, com a artista Maria Rosa, convida o público a colar, recortar e imaginar outras representações possíveis do feminino, em encontros que unem arte e memória.

Ao longo de toda a temporada, o Clube de Leitura Eremim, com curadoria de Heloisa Pires Lima, acontece nos dias 30 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro. Com foco na literatura infantil e infantojuvenil, os encontros mensais são dedicados a histórias afro-brasileiras, africanas e indígenas, ampliando o repertório e a escuta desde as primeiras leituras.

Todas as atividade são gratuitas e livres.

Programação Completa:

Roda de conversa ‘Filhas da literatura’
Com Vera Eunice de Jesus e Júnia Guimarães Boleto. Mediação: Mário Medeiros
Dia: 20 de agosto. Quarta-feira, às 19h30
Área de Convivência
Livre – Grátis

Roda de Poema ‘Semba de Griottes’ – Edição Especial com Poetas Indígenas
Com a mediação de Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves
Dia: 23 de agosto. Sábado, às 14h
Biblioteca
Livre – Grátis

Clube de leitura Eremim: para crianças e para crianças grandes
Com Heloisa Pires Lima e pessoas convidadas
Dias 30 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro. Sábados, às 14h
Biblioteca
Livre – Grátis

Colagem como forma de expressão
Com Maria Rosa
Dia: 13 e 14 de setembro. Sábados, às 14h
Biblioteca
A partir de 12 anos
Distribuição gratuita de ingressos a partir do 12h de cada sessão, no balcão da Biblioteca

Roda de Conversa – Mukanda Tiodora
Com Marcelo D´Salete e Taís de Sant’Anna Machado
Mediação: Guilherme Soares Dias
Dia: 18 de setembro. Quinta, às 19h30
Área de Convivência
Livre – Grátis

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.