Adrián Gorelik

04/10/2019

Compartilhe:

Arquiteto e historiador dedicado aos temas da história cultural urbana e da história intelectual do pensamento sobre a cidade na Argentina e na América Latina. Formou-se na Universidade de Buenos Aires, obtendo o título de arquiteto em 1982 e o de doutor em história em 1997. É pesquisador principal do CONICET e professor titular da Universidade Nacional de Quilmes, onde dirigiu o Centro de História Intelectual. É membro do Conselho Editorial da revista Prismas, anuário do Centro de História Intelectual da Universidade Nacional de Quilmes, e foi membro do Conselho Editorial da revista de cultura Punto de Vista.

Entre outras distinções, integrou a Akademie Schloss Solitude de Stuttgart em 1994-1995, recebeu a Bolsa Guggenheim em 2003, foi professor Simón Bolívar da University of Cambridge em 2011-2012, integrou o Wissenschaftskolleg de Berlim em 2016-2017 e ocupou a Cátedra Tinker na University of Chicago em 2023. Foi professor visitante, entre outras instituições, na Harvard University, Freie Universität Berlin, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Entre seus principais livros, destacam-se La grilla y el parque. Espacio público y cultura urbana en Buenos Aires (Buenos Aires, Editorial de la Universidad Nacional de Quilmes, 1998; versão em inglês: LARC, 2022); Miradas sobre Buenos Aires. Historia cultural y crítica urbana (Buenos Aires, Siglo XXI, 2004); e La ciudad latinoamericana. Una figura de la imaginación social del siglo XX (Buenos Aires, 2022).

Publicou em português numerosos artigos e os seguintes livros: Das vanguardas à Brasília. Cultura urbana e arquitetura na América Latina (Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005); Cidades sul-americanas como arenas culturais (São Paulo, Edições Sesc, 2019), em colaboração com Fernanda Arêas Peixoto e com estudo introdutório de Nabil Bonduki; e A cidade latino-americana. Uma figura da imaginação social do século XX (Salvador, EDUFBA, 2024), com tradução de José Carlos Huapaya Espinoza e revisão técnica de Ana Claudia Veiga de Castro.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.