Alberto Manguel

27/10/2019

Compartilhe:

É um escritor, tradutor, editor e crítico argentino-canadense, nascido em Buenos Aires em 1948. Passou parte da infância em Tel Aviv, onde seu pai atuava como embaixador, e, desde 1968, viveu em diversos países, entre eles Itália, Reino Unido, Taiti, Canadá, Estados Unidos, França, Argentina e, mais recentemente, Portugal

Explorou o universo literário em todas as suas facetas: ensaios, romances, crítica literária, antologias, tradução e edição, o que lhe conferiu sólida reputação internacional e diversos prêmios e distinções. Entre eles estão o Prêmio Formentor, o Prêmio Alfonso Reyes e o Prêmio Gutenberg, além do título de Comendador da Ordem das Artes e das Letras da França. Possui doutorados honorários pelas universidades de Ottawa e York (Canadá), Universidade de Liège (Bélgica), Anglia Ruskin University em Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Poitiers (França).

Entre suas obras mais aclamadas estão Uma História da Leitura, A Biblioteca à Noite, Embalando Minha Biblioteca, Uma História Natural da Curiosidade, Com Borges e O Leitor como Metáfora.

Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina de 2015 a julho de 2018. Em 2020, doou sua biblioteca pessoal — com cerca de 40 mil volumes — à cidade de Lisboa, onde, desde 2021, dirige o Espaço Atlântida, um centro de estudos sobre a história da leitura.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.