
Em meio às transformações da cidade de São Paulo, novos traços desenham horizontes que surpreendem moradores e turistas
Por Marcel Verrumo
Fotos Nilton Fukuda
Leia a edição de SETEMBRO/25 da Revista E na íntegra
São Paulo é uma cidade em mutação. Percorrer suas ruas, cruzando suas ermas vielas ou grandes avenidas, é frequentemente se deparar com o novo, com espaços que atravessam o tempo se reconstruindo, modificando e sendo modificados pelas gentes que os desbravam, por suas relações e afetos. Se a poesia concreta brota de suas esquinas, nasce um convite para a prosa em seus horizontes infinitos, ora emoldurados por janelas de metrôs, carros e ônibus; ora vistos de prédios comerciais e de lares; por vezes imensos ou interrompidos por paredões de concreto.
Para além da garoa, os aléns de São Paulo também se transformam, acompanhando o movimento urbano, os anseios daqueles que reconstroem o hoje com olhos no amanhã. Tons de verde se misturam aos cinzas das construções, acolhidos pelo céu que se transmuta. Mirar os horizontes paulistanos é imaginar o porvir de tempos que amanhecem. Neste Almanaque, apresentamos horizontes paulistanos, vislumbrando o infinito dos seus tempos e espaços.

Visitantes de todas as idades podem desfrutar da programação, dos serviços e dos espaços do Sesc Interlagos, unidade parque com 453 mil metros quadrados e que completa 50 anos em 2025. Além do contato com a natureza em espaços lúdicos que promovem diferentes estímulos e vivências, famílias são convidadas a imergir em um oásis verde na zona Sul da cidade. Lá é possível deixar os olhos viajarem pelo horizonte diante do lago e da represa Billings, observar pequenos animais que habitam a vegetação de Mata Atlântica e admirar o firmamento.
Sesc Interlagos. Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo – SP. sescsp.org.br/interlagos
O Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade, está na zona Oeste de São Paulo com 1.135 metros de altitude. O local turístico está situado no Parque Estadual do Jaraguá, área de conservação que protege os resquícios de Mata Atlântica da região. Pelas trilhas e mirantes do parque, o visitante tem contato com espécies da fauna e da flora do bioma, enquanto desfruta de uma vista panorâmica da cidade de São Paulo, observando horizontes onde o verde encosta no céu.
Pico do Jaraguá. Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa, São Paulo – SP. picodojaragua.com.br


No Alto de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo, o horizonte da Praça Pôr do Sol (Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros) é um convite para se reunir com a família e os amigos e contemplar o entardecer, muitas vezes marcado por um céu com diferentes tonalidades de cores. Aos finais de semana, é comum encontrar grupos de todas as idades em áreas gramadas, em meio a árvores remanescentes da Mata Atlântica, onde cantam pássaros desse bioma. A praça oferece pistas para caminhada, parquinho e muretas de cimento para se sentar. O passeio pode ser complementado com visitas a pontos turísticos da região, como o Instituto Tomie Ohtake, a Praça Panamericana e o Beco do Batman.
Praça Pôr do Sol. Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, 334 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP. pracapordosol.com
Na Serra da Cantareira, zona Norte da capital, estão horizontes que atraem milhares de visitantes, todos os anos, graças à beleza natural. Um dos passeios mais procurados é o núcleo Pedra Grande, com quatro trilhas de diferentes níveis de dificuldade, incluindo trajetos que variam de aproximadamente 300m a outros mais íngremes, com mais de 9km. Do alto, é possível contemplar a natureza e a vista de áreas urbanas.
Parque Estadual da Cantareira. R. do Horto, 1799 – Horto Florestal, São Paulo – SP. guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/parque-estadual-cantareira


Na zona Leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê é uma oportunidade para toda a família caminhar, andar de bicicleta, fazer piqueniques e desfrutar dos horizontes verdes da cidade. Inaugurada em 1982, com projeto paisagístico do arquiteto Ruy Ohtake (1938-2021), a área de proteção ambiente está localizada na várzea do Rio Tietê e oferece uma opção de lazer construída em um contexto de combates a inundações. Entre quatis, macacos-prego e outros animais que habitam o parque, o visitante pode admirar um cenário, onde a natureza é protagonista.
Parque Ecológico do Tietê. Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart, São Paulo – SP. parqueecologicodotiete.com.br
A EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de SETEMBRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Leia poemas inéditos de Rodrigo Garcia Lopes, ilustrados por Carcarah
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.