
Férias escolares, sol e tempo com a família – que combinação boa! Ter uma participação ativa de pais e adultos de referência nas atividades físicas, manuais e nas brincadeiras das crianças é essencial para a construção de vínculos, aprendizagens e sentidos compartilhados, pois o brincar não é apenas passatempo, mas forma de relação com o mundo. Como afirma Walter Benjamin, “a criança cria para si, brincando, todo um pequeno mundo próprio”, revelando que o brincar é um espaço de imaginação, experimentação e formação cultural que se fortalece quando mediado por adultos sensíveis e presentes.
Assim, ao participar das brincadeiras, os adultos ampliam as experiências infantis, favorecendo o desenvolvimento emocional, social e corporal da criança, ao mesmo tempo em que reconhecem o brincar como linguagem fundamental da infância.
Referência
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
Confira a programação:
Oficina | Construção de Brinquedo Aéreo – Barangandão
com Charles Roberto, Educador do Espaço de Brincar
A atividade tem como objetivo compartilhar sobre princípios básicos do voo e do equilíbrio enquanto é possível criar seu próprio brinquedo aéreo com materiais simples e sustentáveis. A proposta estimula a criatividade, a coordenação motora e o entendimento científico de forma lúdica e divertida, valorizando a cultura popular e o fazer manual.
Livre
Dias 31 e 1/2, sábado e domingo, das 14h às 15h30
Grátis | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Sujeito à lotação do espaço
show | Encontro das Águas
com Coco de Muié
O espetáculo conduz o público por um mergulho sonoro que flui entre os ritmos vibrantes do coco, maracatu, baião e funk. Com foco no protagonismo feminino dentro das tradições afro-indígenas brasileiras, o show é uma celebração da cultura e da ancestralidade.
Livre
Dias 17 e 18/1, sábado e domingo, das 17h30 às 18h30
Térreo
Grátis | Sem retirada de ingressos.
Oficina | Orí Erê: Confecção de máscaras afrodiaspóricas
com Coco de Muié
A atividade estimula habilidades manuais, imaginação, respeito à diversidade cultural e à sustentabilidade, na construção de máscaras com papelão reciclado, tintas atóxicas, búzios e outros materiais naturais ou reaproveitados.
Livre
Dias 20 e 21/1, terça e quarta, das 14h30 às 16h30
Lab 2 (4º andar)
Grátis | vagas limitadas | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina | Confecção de Xequerê
com Coco de Muié e Coletivo ÉGBÉLÙ
A cabaça, na cultura Yorubá, significa a força feminina e a fertilidade, fazendo a ligação entre o mundo das divindades do céu e a terra. Já em algumas culturas indígenas, é utilizada para afastar os maus espíritos. Nessa perspectiva, a oficina visa a construção do xequerê com a escuta atenta para o que ele representa na sociedade hoje e as histórias que são contadas em diferentes tradições.
Livre
Dias 22 e 23/1, quinta e sexta, das 14h30 às 17h30
Lab 2 (4º andar)
Grátis | vagas limitadas | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina | Origami e outras dobraduras
com a equipe de educadores de Tecnologias e Artes
Em uma atividade para crianças e adultos, a turma aprende a fazer modelos de origamis e outras dobraduras divertidas como cartões e
livrinhos pop-ups. A atividade é planejada para ser feita por iniciantes, com exercícios simples e divertidos.
Livre
Dias 3 e 4/1, sábado e domingo, das 14h30 às 16h30
Lab 1 (4º andar)
Grátis | vagas limitadas | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.