Ensaios críticos e imagens apresentam a expressiva produção do escritório Brasil Arquitetura, mundialmente reconhecido por projetos em museus, centros culturais, teatros, escolas e residências
O trabalho do escritório Brasil Arquitetura, hoje formado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, caracteriza-se pela diversidade dos programas enfrentados pela dupla: são intervenções em edifícios históricos, museus, centros culturais, teatros, habitações sociais, residências, shopping centers, mercados, escolas etc. em diversos estados do Brasil – notadamente em São Paulo –, além de projetos no exterior – caso da Alemanha e Finlândia. A possibilidade de trabalhos em diferentes sítios geográficos permitiu o contato com questões sempre em mutação no que diz respeito às características de cada lugar, sua população e tradições locais, seus hábitos e costumes – em suma, sua cultura.
O escritório comemora quatro décadas de existência e ganha pelas mãos da Romano Guerra Editora e das Edições Sesc São Paulo o livro Brasil Arquitetura: Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, projetos 2005-2020, organizado por Abilio Guerra, Marcos Grinspum Ferraz e Silvana Romano Santos. O volume conta com três ensaios críticos – “Lições da pedra”, de Marta Bogéa; “O elo e a dobra – as casas rurais de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci”, de Abilio Guerra; e “O arquiteto como propositor de problemas e militante cultural”, de Guilherme Wisnik –, que abordam no seu conjunto aspectos distintos da atuação do escritório, tais como: a formação intelectual; as intervenções em preexistências; a relação com a tradição construtiva brasileira, em especial a paulista; a proximidade e distinção à obra de Lina Bo Bardi; os vínculos intelectuais com pensadores e arquitetos brasileiros e internacionais; a poética da dupla, consolidada por anos de parceria. Na sequência, o livro traz um amplo painel de obras concebidas pela dupla, além de bibliografia e lista de projetos cobrindo toda a carreira.
Vista das futuras instalações do Sesc Registro. Reprodução
O primeiro livro monográfico sobre a obra do escritório foi Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura (Cosac Naify, 2005). O novo livro traz algumas obras concluídas, anteriormente apresentadas em projeto ou em construção – casos da Sede do Instituto Socioambiental na Amazônia e do Museu Rodin em Salvador. As outras edificações foram projetadas e construídas após a edição do primeiro livro – Museu do Pão em Ilópolis, Teatro Engenho Central de Piracicaba, Villa Isabela na Finlândia, Ateliê Girassol e Praça das Artes em São Paulo, Cais do Sertão no Recife, Museu do Pampa e Museu do Tijolo no interior gaúcho, Mercado de Jaguarão, Fazenda Rio Verde em Conceição do Rio Verde, Museu do Trabalho e do Trabalhador em São Bernardo do Campo, Sesc Registro, algumas casas em cidades diversas e projetos ainda não realizados.
Trajetória
Teatro Engenho Central. Foto: Nelson Kon
Da primeira formação do escritório Brasil Arquitetura – Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki e Francisco Fanucci, os dois primeiros tiveram importante contato com Lina Bo Bardi, quando trabalharam como seus colaboradores, inicialmente na obra do Sesc Pompeia. A partir daí criou-se um vínculo entre os aprendizes e a mestra, que complementou, de maneira significativa, a formação dos jovens arquitetos. Este contato original é fundamental para o desenvolvimento posterior do grupo, que tem se destacado em projetos de intervenção em edifícios e sítios históricos.
Cais do Sertão. Foto: Nelson Kon
Os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci possuem uma obra que se destaca de sobremaneira no contexto arquitetônico brasileiro e latino-americano, o que pode ser constatado pela expressiva e constante publicação de seus projetos em livros e revistas, como também pelos prêmios importantes que têm recebido, com destaque para os dois prêmios Rino Levi, principal distinção outorgada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.