
E se as cidades fossem pensadas a partir do olhar das crianças? Brincar na rua, correr na praça, sentir o cheiro da terra molhada, ouvir o canto dos pássaros e andar com segurança e liberdade. Ser criança é viver com intensidade, curiosidade e afeto — e isso precisa ser respeitado e garantido por todos nós.
O projeto é um convite para repensarmos os espaços urbanos como lugares de vida, natureza e convivência. De 11 a 19 de outubro, o Sesc Piracicaba propõe uma reflexão conjunta, sobre como tornar nossas cidades mais humanas, mais verdes e mais justas — começando pelas infâncias.
A inspiração vem do projeto internacional Cidade das Crianças, do pedagogo italiano Francesco Tonucci, que propõe uma mudança de perspectiva: se uma cidade é boa para as crianças, ela será melhor para todos. Isso significa ouvir as crianças, incluí-las nas decisões públicas e garantir seu direito de brincar, circular e pertencer.
Dessa forma, parte desta programação foi construída num processo de escuta das crianças do Programa Curumim da unidade: além de atividades como cinema com pipoca e piquenique, as crianças propuseram um cardápio especial para essa semana, que estará à venda na Cafeteria da unidade.
A programação também dialoga com os desafios ambientais do nosso tempo. Afinal, proteger a natureza é proteger as crianças — e vice-versa. Com palestra internacional, rodas de conversa, oficinas, atividades culturais e muitas trocas de ideias, o evento é para todas as pessoas: famílias, educadores, gestores públicos, artistas, urbanistas e, claro, as crianças!
Chamem as crianças! Elas têm muito a dizer!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.