De abril a agosto de 2025, o Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Guarulhos abre suas portas para o projeto Laboratório de Arte-Educação, um espaço de formação para artistas educadores desenvolverem suas pesquisas artísticas e multiplicarem seus saberes em arte-educação para outras pessoas interessadas no ensino de arte, tecnologia e criatividade.
Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, e tem aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, o que pressupõe que a cidade tem um grande fluxo de pessoas, porém, ao habitar a cidade, percebemos que sua dinâmica ainda faz alusão a “cidade-dormitório”.
Diante desse contexto, a ocupação do espaço se dará pela visão e criação artística individual do que esses artistas convidados têm a dizer sobre este “Território Guarulhos”.
A proposta terá não só um caráter teórico como também experimental e poético, conservando sua estrutura original aplicada na 1° e 2° edição do Laboratório de Arte-Educação, realizado com Nádia Bosquê e Mariana da Matta, onde a proposta partirá da premissa de que o ensino livre de artes tem uma capacidade transformadora tanto para quem se dispõe a aprender um saber ou uma técnica e desenvolver a própria linguagem, quanto para quem tem como prática uma técnica ou linguagem artística e se disponibiliza a compartilhar o que sabe.
O projeto acontece com a mediação dos artistas educadores Camila Rhodes, Guinho Nascimento e Pamela Regina. Cada artista educador convidado estará à frente de um eixo temático que vai ser convertido em conteúdo programático de ensino para o curso de arte-educação.
Concomitante ao curso, os artistas ocuparão a programação do ETA durante esses meses, com as atividades “Aberturas de Processo” e “L.A.T.A. convida” – espaço reservado para conversar sobre mercado, processo criativo e trajetória, proporcionando a ampliação de repertório dos participantes do “L.A.T.A – Laboratório Aberto de Tecnologias e Artes” e a troca com artistas.
O programa terá um encerramento com a mostra dos artistas convidados e com um bate-papo entre os artistas em um evento, aberto ao público, realizado aqui no Sesc Guarulhos.
A primeira atividade do projeto será realizada por meio do curso Arte, Educação e Território – Poéticas da Convivência, com Guinho Nascimento, como um convite à roda, ao encontro e à escuta no fazer artístico. Uma experiência em que a arte e a educação são encruzilhadas, atravessados por saberes, territórios e poéticas de convivência.
Próximos cursos (mais informações sobre forma de inscrição, horários, etc, serão divulgadas em breve)
* As atividades “L.A.T.A. convida e Abertura de Processos”, são gratuitas e abertas ao público geral. O curso mediado pelos artistas, são realizados conforme inscrição prévia. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.