Contando histórias para crianças e adolescentes: “Reconstruindo–ser” a partir da história de vida de Frans Krajcberg

27/08/2011

Compartilhe:

Por Uillian Trindade Oliveira

RESUMO
O presente texto relata e analisa o impacto da contação de histórias e
da expressão artística pelo desenho em sala de aula, tendo como foco a vida
e obra do artista polonês Frans Krajcberg (1921–2017). Ao ouvir e explorar
a biografia de Krajcberg, os estudantes foram convidados a produzir desenhos,
estimulando a reflexão sobre o meio ambiente e a expressão criativa.
Neste texto, diálogo com conceitos de contação de história, desenho infantil,
e História de Vida, fundamentados nos intercessores teóricos: Abramovich
(1997); Vygotsky (1998); Haguette (1990); Rosa Iavelberg (2021); Meirelles
(2024) e Oliveira (2015). Entre os resultados, a experiência demonstrou
a relevância dessas abordagens pedagógicas: contação de história e desenho
para a promoção do pensamento crítico, engajamento com questões socioambientais
e desenvolvimento da criatividade nos estudantes.
Palavras-chave: Contação de Histórias. Frans Krajcberg. Desenho.
Arte. Educação.

Para ler o texto completo, é só baixar o artigo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.