Nasceu em 1983 na cidade de Águas Formosas, Vale do Mucuri, no nordeste de Minas Gerais, onde viveu grande parte de sua infância. Se graduou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros e se especializou em Tecnologias aplicadas ao ensino de biologia pela Universidade Federal de Goiás. No início de 2021 concluiu o mestrado em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Atua como indigenista pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas desde o ano de 2010, onde passou a integrar o quadro de servidores que se dedica à proteção dos territórios dos povos indígenas isolados e considerados de recente contato na Amazônia. Atualmente está vinculado ao Laboratório de Sistemas Socioecológicos e ao programa de pós-graduação Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais. Cangussu tem estabelecido diversas parcerias com pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento, sendo este diálogo interdisciplinar um traço característico dos seus principais trabalhos em ecologia histórica e botânica aplicada. Reside atualmente com sua esposa e filha em Lábrea, sul do estado do Amazonas, onde atua como coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus/FUNAI.
—
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.