Canção ‘That’s My Way’, de autoria do rapper, serve de inspiração para o evento
Comemorando oito anos de existência e realizando seu 16º desfile, o coletivo de moda periférica Loyal celebra a trajetória com a participação de Edi Rock, no Sesc Campo Limpo, das 19h às 21h30.
Jaqueline Loyal, responsável pelo coletivo, comenta que o desfile vai ter bastante preto e vermelho, cores que carregam a dramaticidade quando se faz, através das ideias na passarela, uma denúncia da violência policial nas periferias, amarrada pela canção That´s My Way, de Edi Rock.
“Ele tem esse olhar para a moda, nas roupas que veste, nas parcerias, e olha para as ruas também”, diz a estilista sobre a iniciativa de chamar Edi Rock para participar do desfile no Sesc Campo Limpo. A partir desse desejo de representar a periferia na passarela, Jaqueline conta que, para a apresentação da sexta (9), serão escalados somente modelos negros, para lembrar como o fato de estar na periferia e ter a pele negra é uma questão de sobrevivência. “A gente queria muito falar sobre uma inquietação: a violência policial dentro das periferias, e juntar essas duas coisas, corpos pretos, sendo eles celebrados e, ao mesmo tempo, sobreviventes desse sistema”, pontua ela.
O cerne da questão — e do modo de trabalho do coletivo — é ir contra a maré. “O que a indústria da moda propõe, a gente propõe ao contrário: a roupa é uma ferramenta dentro da moda, mas para a gente, é muito mais importante o corpo do modelo, corpos plurais e diversos, e falar desses corpos e o que eles representam”, explica Loyal.
Olhando para o início dessa história, em 2017, Jaqueline entende que o grupo via na moda a sua própria forma de expressão, com a cara da quebrada. “Quando surge a ideia do brechó, por que não fazer um desfile de moda, que não fosse somente a passarela, mas que tivesse intervenções artísticas?” Loyal complementa que ela, junto de seus colegas, poderia falar sobre moda dentro da periferia, porque era o formato de expressão que tinham à mão.
De acordo com Jaqueline, esse contexto da periferia faz sentido quando a moda olha para o povo, e a trajetória do coletivo representa essa busca por espaço das pessoas periféricas, em que é fundamental ouvir os modelos, mostrar as roupas e o contexto da mensagem, tornando tudo mais acolhedor.
Por fim, Jaqueline dá alguns spoilers de como será a dinâmica dessa festa: “A gente entende que o desfile pode ser também um espetáculo. Vai ter uma abertura em vídeo, e em seguida a poetisa Tawane Theodoro, que é do território. Depois, três estilistas que fazem parte do coletivo apresentam suas criações”, finaliza Loyal.
Serviço
Desfile Loyal – That’s My Way, com participação de Edi Rock
📅 Sexta-feira, 9 de maio
⏰ Das 19h às 21h30
📍 Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo
🎟 Entrada gratuita – Sem retirada de ingressos
👥 Classificação livre
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.