Diversidade, equidade, solidariedade

22/08/2025

Compartilhe:

As relações de amizade e cooperação entre França e Brasil foram oficializadas há 200 anos. Para além dos tratados, a França é parte constituinte da cultura brasileira contemporânea.

Foi o francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), pintor oficial da Coroa Portuguesa no Brasil, quem registrou alguns dos nossos momentos históricos marcantes, aspectos de culturas indígenas, africanas e das relações entre brancos e escravizados. Já as ameaças de Napoleão Bonaparte (1769-1821) fizeram com que Dom João VI(1867-1826) mudasse a sede da monarquia portuguesa para o Brasil, dando impulso ao desenvolvimento comercial e institucional deste país.

A França é, há muito, parceira constante do Sesc São Paulo, com sua sólida diplomacia cultural. Entre programas de formação, residências cruzadas, exposições, espetáculos, palestras, ações físico-esportivas, colaboramos em dezenas de atividades todos os anos, em um diálogo prolífico e cada vez mais horizontal.

A Temporada França-Brasil 2025 é uma sinalização de afinidades e respostas conjuntas em áreas estratégicas, destacando a diversidade cultural que transpassa nossos países – com a presença de artistas e profissionais de diversas nacionalidades, especialmente do continente africano – e temas como a emergência climática e a defesados princípios democráticos.

Para o Sesc, é motivo de satisfação fortalecer e impulsionar a colaboração entre os países, reavivando momentos marcantes do Ano do Brasil na França (2005) e do Ano da França no Brasil (2009). Trata-se, afinal, de reconhecer o intercâmbio cultural e o diálogo social como propulsores de sociedades mais solidárias, democráticas e diversas.

Luiz Deoclecio Massaro Galina
Diretor do Sesc São Paulo

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.