
Por Marcela Juliana Chanan
RESUMO
Este texto nasce da atuação da autora como professora-pesquisadora
do “chão da escola”, ou seja, protagonista da ação pedagógica que exerce e
que vivencia em seu cotidiano com bebês e crianças pequenas. Essa ação
se dá por meio da observação participante e do registro fotográfico de propostas
planejadas; para isso, a autora se utiliza, em diálogo com pressupostos
teóricos, da escuta. O presente artigo tem como objetivo promover a
visibilidade e a reflexão sobre a importância do ateliê, na educação infantil,
como espaço de investigação, exploração e criação de proposições que
tenham, nelas, múltiplas linguagens entrelaçadas – mas também como
um espaço de encantamento com tais proposições –, visando, por meio
delas, a garantia do desenvolvimento integral. Este texto também busca
demonstrar a conclusão da autora de que a presença do ateliê nas práticas
pedagógicas está vinculada ao estabelecimento de um novo olhar para a
pedagogia e para a arte; ao investimento na formação artística e cultural;
e a uma postura docente que valoriza o ato criativo, as singularidades, a
curiosidade e os ritmos de cada bebê e de cada criança, garantindo a eles
aprendizagens significativas.
Palavras-chave: Educação Infantil. Ateliê. Bebês. Arte. Estética.
ABSTRACT
This text arises from the author’s role as a teacher-researcher on the
“school floor”; in other words, as the protagonist of the pedagogical action
she exercises and experiences in her everyday life with babies and
young children. This action takes place through participant observation
and photographic recording of planned proposals; to fulfill this, the author
makes use, in dialogue with theoretical assumptions, of listening.
This article aims to promote the visibility of and the reflection on the importanceof the studio, in early childhood education, as a space not only for the investigation, the exploration and the creation of propositions that
hold, within them, multiple intertwined languages – but also as a space of
the enchantment related to these propositions – pursuing, through them,
the guarantee of integral development. This text also aims to demonstrate
the author’s conclusion that the presence of the studio in pedagogical practices
is linked to a new outlook on pedagogy and art; to the investment
in artistic and cultural training; and to a teaching stance that values the
creative act, the singularities, the curiosity and the rhythms of each baby
and each child, guaranteeing they obtain meaningful learning.
Keywords: Child education. Studio. Babies. Art. Aesthetics.
Para ler o texto completo, é só baixar o artigo:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.