
A construção de futuros não se dá apenas por avanços técnicos ou econômicos, mas também — e talvez principalmente — por aquilo que somos capazes de imaginar coletivamente. Inspirada pela obra do sociólogo italiano Domenico de Masi, a 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto propõe refletir sobre os vínculos entre cultura, imaginação e projeto de sociedade. Ao lançar o tema Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos, a FIL convida a perceber na literatura um campo fértil para a invenção de realidades.
De Masi – um dos homenageados desta edição, ao lado de Djamila Ribeiro, André Luiz Oliveira e Matheus Arcaro – reivindicava o papel da cultura e do ócio criativo como fundamentos para a vida contemporânea. Nesse sentido, a literatura torna-se ferramenta para cultivar não apenas repertórios, mas modos de estar no mundo. Cada livro aberto pode ser, assim, uma fresta para suspender o tempo, perguntar, vislumbrar.
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a FIL será realizada entre os dias 15 e 24 de agosto, reforça sua vocação como espaço de formação, cultura e transformação social com a participação conjunta do Sesc São Paulo e do Senac São Paulo. As duas instituições, parceiras da Fundação do Livro e Leitura, vão oferecer uma programação diversificada, que une literatura, arte, educação profissional e cidadania.
Na Tenda Sesc Senac, instalada em frente ao Theatro Pedro II, o público poderá encontrar lançamentos de livros, contações de histórias, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades interativas para todas as idades. Além da tenda, a programação conjunta ocupa diferentes ambientes da FIL, como a Esplanada, o palco principal do Theatro Pedro II e o local de oficinas.
Mais do que uma celebração literária, a feira é um espaço formativo e de encontro. Ao integrar essa rede, o Sesc reafirma seu compromisso com o direito à cultura como dimensão constitutiva da cidadania. Com diversas ações voltadas à literatura, como o BiblioSesc e as Edições Sesc, a instituição deseja ampliar o alcance e a densidade dos elos que unem palavra, experiência, diversidade e transformação social.
Entre linhas e parágrafos, se desenham rotas, desvios, pontos de chegada. A FIL é esse espaço em aberto — uma travessia compartilhada onde a literatura continua a ser não apenas reflexo, mas potência para o que ainda podemos ser.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.
Confira toda a programação do Sesc aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.