
Em sua segunda edição, a mostra de Teatro Lambe-Lambe convida o público a conhecer uma variedade de espetáculos curtos, em formatos tradicionais e inovadores.
Em janeiro, o Sesc Pompeia realiza a segunda edição do projeto Espia Só – Mostra de Teatro Lambe-Lambe, que ocupa diversos espaços da unidade e convida o público a uma experiência de descoberta. Em diálogo com o programa arquitetônico do Pompeia, a mostra propõe uma fruição multidimensional, com surpresas ao longo do percurso pela antiga fábrica, transformando a caminhada em parte da experiência. Na experiência, o usuário é convidado a encontrar o X nos mapas de “caça ao tesouro” para descobrir cantinhos inusitados do Sesc e ganhar um belo tesouro: uma sessão de teatro de lambe-lambe feita só pra você!
Criado em 1989 pelas arte-educadoras e bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima, o Teatro Lambe-Lambe é um estilo de teatro de animação genuinamente brasileiro. Inspirados nos fotógrafos lambe-lambe, os espetáculos acontecem em caixas cênicas de dimensões reduzidas e têm curtíssima duração. Na mostra, cada “X” do mapa revela um pequeno tesouro: uma caixinha poética feita para emocionar.
A programação acontece entre os dias 13 e 18 de janeiro, das 11h às 13h e das 15h às 17h, e é gratuita e aberta para todos os públicos. Confira os artistas e espetáculos participantes:
A Jaguatirica – O Menor Teatro d’Ilhabela
Cia Óia o Tamanho de Mim
Uma senhora caiçara tem sua criação de galinhas que será ameaçada, quebrando sua tranquilidade. Se surpreende com o aparecimento de um animal saído de dentro da floresta. Ela tem que resolver essa questão criando o tradicional cerco para proteger seus animais.
O espetáculo apresenta o cotidiano de uma senhora caiçara em sua casa de pau-a-pique, a riqueza de detalhes sutis convida a olhar para todos os cantos. A trilha sonora e a mini-iluminação cênica permitem adentrar na realidade onde muitas surpresas acontecem.
Local de origem: Ilhabela, SP
A Menina da Cadeira na Cabeça e a Menina da Caixa de Charutos
Denise di Santos
No espetáculo “A Menina da Cadeira na Cabeça e a Menina da Caixa de Charutos”, Denise Di Santos revisita sua própria infância, quando, aos sete anos, vendia charutos nas ruas de Salvador. Nessa travessia de memórias, ela encontra Ismine Lima, amiga e companheira de destino, que, na mesma época, no interior do Ceará, carregava uma cadeira na cabeça todos os dias para poder estudar numa escola sem mobília suficiente. Duas meninas, duas histórias marcadas pela força e pela falta, se cruzam vinte anos depois – um encontro que transforma as dores em criação e dá origem a uma linguagem inédita: o Teatro Lambe Lambe.
Local de origem: Salvador, Bahia

Aurora – Nós da Terra
Adriana Scannavez – Cia ADitaCuja
A história entrelaça a passagem do tempo, a memória e a relação íntima entre uma personagem e uma árvore, cuja amizade, feita de escuta e sonhos, é interrompida por uma violência silenciosa, que transforma o sagrado em ausência. Um suspiro sobre perda, conexão com o mundo e o que resta quando o tempo escapa. Ao final, ecoa: “O que você faz com o seu tempo?”
Local de origem: Ribeirão Preto, SP
Caixa de Mitos
As Caixeiras Cia. De Bonecas
Criado em 2010, Caixa de Mitos é encenado por bonecos em miniatura e apresenta personagens como Saci, Boitatá, Curupira e Iara. Sob a temática de mitologias brasileiras indígenas e caboclas, que trazem em sua essência o imaginário popular, o espetáculo confirma o importante papel do Teatro para a construção, preservação e memória da identidade cultural do Brasil. Criação, concepção e encenação de Jirlene Pascoal, Mari Baeta e Amara Hurtado
Local de origem: Brasília, Distrito Federal

Emiliano
Dico Ferreira (Tato Criação Cênica)
Emiliano é um teatro de caixa, conhecido como teatro lambe-lambe, onde o micro espetáculo de 3 minutos dentro da linguagem da animação corporal, é apresentado para um espectador por vez. Cada passo de Emiliano é um desafio, uma luta incessante contra a estagnação. Concepção e manipulação: Dico Ferreira. Cenografia e adereços: Eduardo Santos. Trilha Sonora: Ary Giordani. Figurino: Elane Maia.
Local de origem: Curitiba, PR
Fiandeira
Cia Plastikonírica
Construída a partir da expressividade e dos simbolismos do material fio, a dramaturgia do espetáculo apresenta imagens que evocam a ancestralidade das forças femininas criadoras do universo. A figura da grande Deusa Aranha que fia e tece os destinos dos homens e das mulheres guia o espectador e a espectadora numa viagem cósmica e íntima para além das fronteiras da vida e da morte, do real e do imaginário. Manipulação: Larissa Miyashiro. Direção: Pedro Cobra. Trilha sonora original: Felipe Zacchi.
Local de origem: Santos, SP

O Tamanho das Memórias
Nina Rocha
O espectador adentra a casa e visita, através das personagens, sua própria relação com o tempo, o espaço que habita e as memórias afetivas que o atravessam.
O projeto “Tempo Afetivo” oferece ao espectador a oportunidade de uma pequena pausa, para que, no encontro com os artistas e as personagens, ele possa despertar em si a sensibilidade para perceber a alegria de pequenos acontecimentos e se abrir a uma conexão mais profunda e significativa com o mundo ao redor.
Local de origem: Hortolândia, SP
Só Existe Uma Jornada
Bruno Rudolf e Mauricio Caetano (Contos da Colmeia)
“Só existe uma jornada” é um espetáculo de teatro Lambe Lambe que convida o espetador a um mergulho dentro de si mesmo, em busca de um tesouro raro e lindo. A jornada começa frente a um baú pequeno e fechado. Guiado pelo artista, o espetador vai, aos poucos, abrir compartimentos e gavetas e se deparar com conflitos e descobertas internas, deixando ao longo do caminho armaduras, máscaras e medos. O espetáculo é inspirado na frase do poeta Rainer Maria Rilke: “Só existe uma jornada, caminhar para dentro de si mesmo.”
Local de origem: São Paulo, SP

Oficina – Introdução ao Teatro Lambe-Lambe
Como parte da programação do Espia Só!, o Sesc também oferecerá uma oficina de introdução ao teatro lambe-lambe. Durante a atividade, as pessoas participantes serão estimuladas a construir um protótipo de espetáculo em miniatura dentro de uma caixa de madeira, a partir dos conceitos históricos, poéticos e técnicos compartilhados e também de materiais simples, objetos, miniaturas, memórias afetivas e haicais.
A oficina será ministrada pelos artistas Denise Di Santos, pedagoga e pioneira do Teatro Lambe-Lambe; Eduardo Salzane, artista visual especializado em autômatos e poesia em movimento; Nina Rocha, atriz e pesquisadora da palhaçaria com 25 anos de trajetória; e Pedro Cobra, artista multidisciplinar da Cia. PlastikOnírica e pesquisador das poéticas do Teatro Lambe-Lambe.
Ela acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, de terça a quinta, das 19h às 21h, e as inscrições já estão abertas no aplicativo Credencial Sesc SP e pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.